23 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:54
ESTADO
Da redação
15/03/2018 05:46
Atualizado
12/12/2018 15:38

Senadora defende um "Prouni" urgente para as universidades estaduais

Fátima Bezerra ressalta que o Governo Federal já criou o Fies e o Prouni em benefício das universidades privadas e agora deveria criar um "prouni" em benefício das instituições estaduais
A senadora Fátima Bezerra (PT), em contato com o MOSSORÓ HOJE disse que o Governo Federal deveria criar um programa ("Prouni") de apoio não só técnico, mas também financeiro, para ajudar as universidades estaduais. No Brasil são aproximadamente 40.

Para a senadora, considerando o número elevado de jovens de 19 a 24 anos sem acesso as universidades, chega a ser insano um gestor público pensar em privatizar a Universisdade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). "Temos é que melhorar e ampliar as universidades", diz.

Esta colocação da senadora Fátima Bezerra vai de encontro aos discursos de que a universidade custa muito caro e o Estado não tem condições de custea-la. Outra proposta, que já vem sendo discutida já há algum tempo, é federaliza-la.

Sobre isto, a senadora Fátima Bezerra destacou que o Governo Federal não quer nem ouvir falar. Ela lembra que o Brasil tem aproximadamente 40 universidades estaduais e que se privatizar uma os outros estados vão querer o mesmo.

Portanto, como já existe o Proune que beneficiar as universidades privadas, porque não criar uma Prouni para as universidades estaduais. Seria a forma ideal de o Governo Federal oferecer ensino superior de qualidade em parceria com os Estados.

A senadora destaca que a situação das universidades estaduais da região Nordeste é desesperadora. Precisa de ajuda com urgente e é dever do Estado (União e Estados) garantir que estas estruturas funcionem bem. Conhecimeto é o que garante o nosso futuro.

Dificuldades
Em Mossoró, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a exemplo das demais instituições estaduais dos demais estados, enfrenta muitas dificuldades em função da redução drástica de recursos de manutenção da instituição, que está presente fortemente da capitão ao Alto Oeste do Rio Grande do Norte. O Campus Central fica em Mossoró.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário