29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
19/03/2018 15:23
Atualizado
13/12/2018 14:42

Governo constrói duas novas ETEs para sanear 100% de Natal

As obras nas Estações de Tratamento de Esgotos de Jaguaribe e Guarapes estão sendo executadas por uma construtora potiguar, o que fomenta a indústria local.
O governador Robinson Faria inspecionou hoje as obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Jaguaribe, na zona norte de Natal. A ETE integra o complexo de obras do saneamento da capital e vai fazer o tratamento dos esgotos.

“O saneamento é obra de grande importância, por que reduz os problemas de saúde, preserva o meio ambiente, a qualidade da água e estimula o desenvolvimento e a geração de emprego e renda ao permitir o uso do solo dentro das normas técnicas e legais”, afirmou Robinson Faria. O governador também destacou que Natal será a primeira capital do país 100% saneada.

As obras nas Estações de Tratamento de Esgotos de Jaguaribe e Guarapes estão sendo executadas por uma construtora potiguar, o que fomenta a indústria local.

A previsão é de conclusão dos primeiros módulos e entrada em funcionamento até o fim de 2018.

A ETE do Jaguaribe fica localizada na rua Presidente Itamar, após o cruzamento das ruas Cristais de Gelo e Construtor Severino Bezerra, na Redinha, e segue em ritmo acelerado, assim como a construção da ETE no bairro Guarapes, localizada na rua Novo Guarapes, a 700 metros da avenida Ranieri Mazzili.

A estação do Jaguaribe possui área de 77 mil metros quadrados e abrigará cinco módulos, cada um com capacidade para tratar 210 litros por segundo, somando um total de 1.050 litros de esgotos por segundo. Isso representa 69 mil casas atendidas e 276 mil pessoas beneficiadas.

Os módulos atendem as várias etapas do processo de saneamento, como a separação de materiais sólidos, retirada de matéria orgânica e desinfecção da água.

A ETE do Jaguaribe é um investimento de R$ 81 milhões e será responsável pelo tratamento de praticamente toda a Zona Norte, com exceção da Redinha, que tem estação própria.

A estação do Guarapes tem 70 mil metros quadrados, também dividida em cinco módulos, cada um com capacidade para tratar 210 litros por segundo totalizando 1.050 litros de esgotos por segundo.

A ETE do Guarapes vai atender 45% população de Natal, cerca de 400 mil moradores das zonas Sul e Oeste de Natal e parte de Parnamirim. A obra está orçada em R$ 98 milhões.

Ao final das obras, Natal contará com quatro Estações de Tratamento de Esgotos, possibilitando a cobertura total de esgotamento sanitário na cidade (ETE Guarapes, ETE Jaguaribe, ETE Baldo e ETE Redinha).

Além das ETEs, o Governo do RN, através da Caern, já executou boa parte da instalação da rede coletora. Hoje 80% da rede prevista para a capital foi implantada, o que representa 690 quilômetros de tubulação, uma distância maior do que Natal a Fortaleza.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário