26 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
MOSSORÓ
Da redação
20/03/2018 12:26
Atualizado
14/12/2018 09:40

Prefeitura retira trailers de comerciantes instalados em frente à UNP em Mossoró

Retirada ocorreu na madrugada desta terça-feira, 20. O caso foi denunciado pelo advogado Francisco Lobão na Câmara Municipal. “Estes trailers são legalizados. Tem licença para funcionar. Não entendo porque fizeram isto”, diz Lobão.
No período que os índices de desemprego no País batem recorde, em especial no Rio Grande do Norte, devido a forte retração dos investimentos da Petrobras, a Prefeitura de Mossoró intensifica o trabalho para tirar de circulação os comerciantes ambulantes.

O trabalho para impedir que os vendedores ambulantes negociem seus produtos e gere renda para sua família está sendo realizado por duas secretárias da Prefeitura Municipal: Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos de Mossoró/RN.

Estas secretarias tem a frente respectivamente Lairinho e Kátia Pinto. Os servidores destas secretarias notificaram 9 dos 12 comerciantes que consideram “irregulares” no Vuco-Vuco sexta-feira da semana passada, dando um prazo de 72 horas para eles saírem.

A mídia se voltou toda para noticiar o fato dos comerciantes do Vuco-Vuco, já que era um mercado público e os comerciantes que estavam sendo notificados para saírem trabalham no espaço há vários anos, estarem sendo expulsos pela Prefeitura.

Durante a madrugada, sem que ninguém ficasse sabendo, a Prefeitura mandou caminhões guinchar os trailers que estão em frente à UNP, deixando, segundo o advogado Francisco Lobão, pelo menos 100 pessoas desempregadas. “É isto que faz a secretaria de Desenvolvimento Econômico?”, questiona o advogado.

Além disto, Francisco Lobão disse que os comerciantes donos dos trailers tiveram prejuízo enorme com os produtos que estavam dentro. Através do advogado, os comerciantes estão ingressando com ações na Justiça para poder trabalhar nos locais. “Estes trailers são legalizados. Tem licença para funcionar. Não entendo porque fizeram isto”, diz Lobão.

O advogado também ressaltou que vai fazer o mesmo com relação aos comerciantes do Vuco-Vuco.  Vai pedir ordem judicial para que eles permaneçam trabalhando, enquanto se busca uma solução para o caso ser resolvido em definido. “O que não se pode é deixa-los sem a fonte de renda, numa época que o desemprego reina”, declara o advogado.

Ambulantes dizem que já trabalham no local há vários anos
O MOSSORÓ HOJE visitou o Vuco Vuco para conhecer a estrutura que a Prefeitura quer arrancar e expulsar os camelôs. De fato quiosques foram erguidos em locais sem autorização da Prefeitura, porém num lugar que eles já trabalhavam, só que usando panos no chão.

“O que fizemos foi dá mais segurança aos nossos produtos e deixar o ambiente de trabalho mais organizado. É injusto o que estão fazendo com a gente, pois desorganizado mesmo é a praça da Independência, no Centro de Mossoró. Aqui ninguém tá no meio da rua”, narra.

Os comerciantes entrevistados pelo MOSSORÓ HOJE pediram para resguardar seus nomes. Eles temem serem perseguidos ainda mais pela administração de Rosalba Ciarlini.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário