25 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:17
ESTADO
Da redação
08/04/2018 18:24
Atualizado
14/12/2018 08:46

Açude Itans, de Caicó, começa a receber água da Barragem do Manhoso

Barragem do Manhoso não transbordava há sete anos e o Açude do Itans está seco há cerca de 3 anos; Veja VIDEOS reportagens de Rosivan Amaral, gravados neste domingo, 8
O Açude da localidade de Manhoso, zona rural de Caicó (65 mil habitantes), começou a transbordar na madrugada deste sábado, dia 7, após forte chuva na região. A água do Manhoso abastece o Açude Itans, que por sua vez, abastece a cidade de Caicó e outras vizinhas.

O reporter Rosivan Amaral, de Caicó, registrou o início da sangria do Manhoso, que armazena até 2 milhões de metros cúbicos de água, e a alegria dos moradores. Simboliza esperança e é a garantia de água dos moradores da comunidade pelos próximos 12 meses.

Além da importância para os moradores da comunidade, quando o Açude do Manhoso começa a sangrar, é que o Açude do Itans, que é fundamental no abastecimento das cidades da região, realmente começa a tomar água.



Após registrar a sangria do Manhoso, o repórter Rosivan Amaral também fez imagens do Açude do Itans, que tem capacidade de armazenar mais de 81 milhões de metros cúbicos de água. O Itans secou em função dos 5 anos de secas sucessivas.



O Açude Itans também recebeu água do rio Barra Nova, da região do município de Ouro Branco.

Também foram registrados chuvas fortes na região do Alto Sertão da Paraíba e Alto Oeste do Rio Grande do Norte. O Açude de Riacho da Cruz começou a transbordar água na direção da Barragem de Santa Cruz, que atualmente está com menos de 15% de sua capacidade de armazenamento, que é de 600 milhões de metros cúbicos de água.

O Rio Umari, que fica entre Apodi e Caraúbas, também está com bom volume de água, jogando no Açude da localidade de Apanha Peixe, em Caraúbas. Na região de Campo Grande, vários açudes e barragens, todos de pequeno porte, já estão transbordando água na direção da Barragem de Umari, que armazena 300 milhões metros cúbicos de água no municípo de Upanema.

Já a Barragem Armando Ribeiro Gonçálves, que tem capacidade de armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e atingiu ponto morto neste ano de 2018, ainda não está tomando água suficiente para fazer a diferença. Este reservatório depende muito da sangria do Sistema Mãe D'Água e Coremas, na Paraíba, para transbordar. Última grande sangria foi há dez anos.

Outros açudes importantes da região Oeste do Rio Grande do Norte que também estão tomando água é do de Lucrecia, que fica entre as cidades de Lucrécia e Frutuoso Gomes; o Tourão, em Patu, e Barragem de Pau dos Ferros, em Pau dos Ferros. Estes reservatórios ,que são importantes para suas regiões, ainda estão muito longe de atingir o nível de sangria.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário