26 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:01
POLÍCIA
Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil
10/04/2018 16:18
Atualizado
13/12/2018 02:34

Tentativa de fuga no Pará deixa mais de 20 presos e um agente penitenciário mortos

Presos usaram explosivos para estourara a parede do presídio e haviam um grupo para resgata-los; Agentes reagiram atirando para evitar a fuga em massa

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará confirmou, na tarde desta terça-feira (10), que houve uma "tentativa de fuga em massa" de presos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), no Complexo Prisional de Santa Izabel, região metropolitana de Belém.

A tentativa de fuga resultou na morte de pelo menos 20 presos, segundo o Governod o estado do Pará. As redes de televisão nacionais estão informando o que o número de mortos é superior a 25 e acreditam que exista mais do que isto. Videos publicados nas redes sociais mostram dezenas de corpos nos arredores do presídio.

Segundo informações oficiais, um grupo externo fortemente armado invadiu o complexo e usou explosivos em um dos muros do pavilhão C, para facilitar a fuga. Do lado de dentro, parte dos detentos também estaria portando armas. Houve intensa troca de tiros entre o grupo armado, os presos e o Batalhão Penitenciário.

Até agora, foi confirmada a morte de um agente penitenciário e 19 presos, entre detentos e integrantes do grupo que tentou fazer o resgate do presos. Nenhum deles teve a identidade revelada. Outros quatro agentes de segurança também ficaram feridos, sendo um em estado grave.

A Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar deslocou efetivo tático para reforçar a segurança do complexo. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) ainda não confirma se houve fuga de presos na ação.

A recontagem de detentos e uma revista nas dependências estão sendo realizadas na unidade. Autoridades também realizam buscas aos que atuaram na tentativa de resgate.

A Segup informa ainda que já começaram investigações para apurar que grupos agiram neste episódio e como ocorreu a entrada de armas na unidade, além das circunstâncias em que ocorreram as trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos.

A Secretaria confirmou ainda a apreensão de armas que estavam com o bando que tentou invadir o complexo, incluindo dois fuzis, três pistolas e dois revólveres.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário