16 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:13
SAÚDE
Da redação
04/05/2018 15:11
Atualizado
13/12/2018 14:05

Seca na Argentina faz preço do pão aumentar no Brasil

Com os insumos em alta por conta da baixa produção de trigo e a alta no preço do dólar, o valor do tradicional pão francês deve sofrer aumento nos próximos dias nas padarias mossoroenses.
Divulgação
Com os insumos em alta por conta da baixa produção de trigo e a alta no preço do dólar, o valor do tradicional pão francês deve sofrer aumento nos próximos dias nas padarias mossoroenses. 

O trigo tornou-se mais um vilão para o segmento da indústria de panificação, pois, à medida que baixam os estoques dos moinhos, novas sacas já chegam com o preço reajustado e o aumento do custo da matéria-prima encarece toda a cadeia do pão.

Segundo o presidente da Associação dos Panificadores e Similares de Mossoró e Região (APASMO), Damásio Medeiros, em algumas padarias o produto já começará a ser reajustado porque as panificadoras já vêm comprando trigo com valores atuais do dólar. A saca de 50 quilos da farinha de trigo, que começou o ano a R$ 85,00, já passou para R$ 105,00 por causa da moeda americana.

Damásio explica que algumas padarias já repassaram o custo e outras ainda estão segurando, mas o aumento é inevitável ainda mais se o insumo, que é importado, continuar em alta dia após dia. Atualmente, o preço do pão francês varia de padaria para padaria.

Ele recorda que a indústria da panificação e confeitaria está mantendo o preço do pão francês, mas que “agora, com o aumento dos insumos para a produção, ficou impossível segurar o reajuste”, pontuou.

O presidente da APASMO adianta que o reajuste virá em consequência da seca na Argentina, que derrubou a produção de trigo. Isso obrigou os moinhos brasileiros a importarem o produto de países do Hemisfério Norte.

Além desse fato, pesam também nessa decisão de aumentar a tabela das padarias o dólar mais caro, o reajuste de salários do pessoal e a subida do preço da energia elétrica.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário