28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
08/05/2018 07:27
Atualizado
14/12/2018 10:03

Balão do Google sobrevoa Mossoró e desperta curiosidade dos moradores

Os balões do Projeto Loon flutuam ao redor da Terra e possibilitam levar internet até locais remotos. É possível ver o balão sobrevoando à cidade nesta terça, 8.
Algo diferente no céu nesta terça-feira, 8, despertou a curiosidade dos mossoroenses. Houve quem parou o que estava fazendo para ver melhor e entender o que sobrevoava à cidade. Trata-se de um dos balões do Projeto Loon, da empresa Google, que flutuam ao redor da Terra e possibilitam levar internet até locais remotos.

O balão que sobrevoa Mossoró na manhã de hoje é identificado por HBAL 154. O site flighradar24.com permite acompanhar o trajeto do balão e também de aeronaves. Hoje pela manhã, o balão já sobrevoou cidades do Ceará, com Icapuí, e deve sobrevoar outras cidades potiguar ao longo desta terça-feira.

Projeto Loon
O projeto do Google é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais.

Estações no solo se conectam à infraestrutura local de internet e enviam sinais aos balões. Os balões se comunicam entre si, formando uma rede de comunicação no céu. As pessoas se conectam à rede de balões por meio de uma antena especial de internet instalada em suas casa, que é capaz de enviar e receber sinais dos balões que sobrevoam a área.

Os balões do projeto Loon têm um diâmetro de 15 metros. Eles são feitos de um plástico muito fino com três milímetros de espessura e são de material biodegradável. Acompanham um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, uma caixa no qual inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude.

Veja mais sobre o Projeto Loon AQUI

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário