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MOSSORÓ
Da redação
17/05/2018 13:57
Atualizado
14/12/2018 08:53

Consumidores de Mossoró começam a acompanhar gasto de água pela internet

Dez grandes consumidores de água do município receberam equipamentos do sistema remoto de medição de consumo. Assim, eles poderão agora acompanhar seja por aplicativo de celular ou pelo computador, seu consumo de água.
Dez grandes consumidores de água na cidade de Mossoró receberam equipamentos do sistema remoto de medição de consumo. Eles agora poderão acompanhar seja por aplicativo de celular ou pelo computador seu consumo de água. O sistema de telemetria já existe em Natal e Grande Natal e oferece inúmeras vantagens para o cliente  e para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

A telemetria consiste na medição do consumo de água através de dados enviados via comunicação sem fio (rádio ou satélite) a uma central de controle.  Neste início do processo a maioria dos clientes atendidos em Mossoró são condomínios com consumos superiores a mil metros cúbicos de água por mês. Quem se enquadra neste perfil de consumo é denominado de cliente corporativo. Os equipamentos foram acoplados nos medidores em cada um dos pontos de entrada da água dos imóveis.

O setor de Grandes Clientes da Caern em Mossoró monitora remotamente o consumo destes clientes e observa se existem anormalidades. O sistema também informa via alertas caso ocorra algum problema no abastecimento. As vantagens do processo são de que em caso de vazamentos o problema seja detectado rapidamente.

Além disto, os dados para a geração das contas são emitidos pelo sistema sem necessidade de que um funcionário da Companhia tenha que se deslocar até o local. A fatura mensal será acessada por meio do site que geram os dados do consumo ou na Loja Virtual da Caern no www.caern.com.br.

Os clientes, por exemplo, podem acompanhar os horários de maior consumo e a partir destes dados fazer o uso racional da água conforme suas necessidades.

Individualização

Existem também casos de condomínios que contratam diretamente empresas especializadas para prestar o serviço de telemetria. Normalmente, os condomínios possuem a medição individualizada, ou seja, cada apartamento possui um hidrômetro e cada um deles recebe a conta com seu respectivo consumo e o que cabe ao apartamento para ser pago pelo consumo da área comum do condomínio. Relatórios também são enviados diretamente para o síndico com as informações sobre o consumo. Estas iniciativas também são importantes para reduzir custos e evitar perdas de água.

Atualmente, a Caern possui cerca de 3.300 clientes especiais que consomem mensalmente mais de 200 metros cúbicos de água.  No Rio Grande do Norte existem 74 clientes corporativos que utilizam o sistema de telemetria, entre eles indústrias, shoppings, hospitais e condomínios.

A instalação e manutenção dos equipamentos é feita pela empresa terceirizada Thecnook. De acordo com o gestor de Grandes Clientes da Caern, José Valdomiro Silva, o sistema de telemetria já provou que é bastante eficaz e existe uma tendência natural a aumentar a quantidade de pontos no Rio Grande do Norte.

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