26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
MOSSORÓ
Da redação
22/05/2018 13:48
Atualizado
13/12/2018 22:09

No lugar da Tocha Olímpica, existe uma enorme telha no Museu Lauro da Escóssia

Fato foi constatado pela jornalista Luziária Machado: Encontrei a tocha, ou pelo menos a caixa. Está escondida atrás de uma enorme telha de barro, que não consegui entender que relevância histórica tem para a nossa cidade
No local em que deveria estar exposta a Tocha Olímpica, no Museu Lauro da Escóssia, em Mossoró-RN, existe uma enorme telha. A Tocha foi doada à Prefeitura pelo Comitê Olímpico, no dia 6 de junho de 2016, quando o fogo olímpico passou pela cidade.
 
O relato e lamento abaixo é da ex-secretária de comunicação, a jornalista Luziaria Machado.
 
“Mossoró tem umas coisas engraçadas! Há dois anos a cidade se preparava para receber o fogo olímpico, que passou somente por seis cidades no RN! Pela primeira vez (e talvez última), a cidade recebeu o fogo, que foi conduzido através de tochas por vários mossoroenses.
 
(Até quem não se interessa por esporte conhece o significado das olimpíadas e do fogo olímpico, portanto não vou entrar nesse mérito).  Pois bem, uma dessas tochas foi doada ao Museu Lauro da Escóssia.
 
Na semana passada, houve uma grande programação no museu em homenagem ao Dia do Museu, e uma das pessoas que foi visitar me falou que a tocha não estava lá. Não acreditei e fui pessoalmente lá. Encontrei a tocha, ou pelo menos a caixa. Está escondida atrás de uma enorme telha de barro, que não consegui entender que relevância histórica tem para a nossa cidade.
 
Enfim, pedi para ver a tocha, mas me disseram que somente o diretor tinha a chave, e fui informada de que ele estaria em uma reunião na polícia ou na guarda (o rapaz não soube ao certo).
 
Registro aqui meu lamento e deixo como sugestão a exposição da tocha pelo menos nos próximos dias, já que está próximo do aniversário da passagem da tocha por Mossoró. Certamente é um acontecimento que merece ser lembrado!”.


O texto de Luziária Machado foi postado em seu perfil no Facebook em pouco tempo já havia vários comentários tratando sobre o assunto. Veja alguns abaixo:

Caio César Muniz Luziaria Machado, isto não é engraçado, É GRAVE. A tocha olímpica foi doada AO MUNICÍPIO, é patrimônio DA CIDADE. Se a atual gestão quer passar uma mão de caó no que seu antecessor, ela pode, não deve, mas pode, mas a tocha não pertence a nenhum gestor, ela é DE MOSSORÓ, alguém tem que dar conta do seu paradeiro.

Fernando Nícolas Um marco para nossa história, vergonha dessa administração

Geruza Rêgo Morais Até isso? É muita coisa acontecendo sem noção. Precisa de um basta, Mossoró não tem dono.

Ícaro Thiago Foi um dos maiores eventos públicos que já aconteceu em Mossoró. Eu nunca vi tanta gente na rua como naquele 06 de junho.

Thurbay Rodrigues Fiquei estupefato com esse desleixo, mais um, né? No entanto, vendo Luziaria Machado com uma tocha na mão, olímpica ou não, bateu o impulso de abrigar-me e chamar os bombeiros. Conheço minha prima....
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário