29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
27/05/2018 07:37
Atualizado
14/12/2018 09:57

Interventores da APAMIM iniciam diálogo com LAIS/UFRN sobre inovações tecnológicas em saúde

Visita técnica da junta interventora da APAMIM, nesta sexta-feira, dia 25, ao Laboratório de Inovação Tecnológica da Saúde foi intermediada pelo juiz Orlan Donato Rocha, da Oitava Vara Federal de Mossoró
Na tarde desta sexta-feira, dia 25, foi realizada uma visita da junta interventora da Associação e Assistência e Proteção a Maternidade e a Infância de Mossoró (APAMIM), ao Laboratório de Inovação Tecnológica da Saúde (LAIS/HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para ver mais sobre o laboratório de tecnologia da UFERN instalado no Hospital Universitário Onofre Lopes acessar AQUI.

A visita técnica foi intermediada pela justiça federal, através do Juiz Federal Orlan Donato Rocha, da 8ª Vara Federal de Mossoró, titular do processo de intervenção judicial na APAMIM, que tem como objetivo principal restabelecer e garantir a funcionalidade dos serviços maternos infantis para atender Mossoró e todos os outros municípios da região Oeste do RN.
 
A APAMIM é a mantedora do Hospital Maternidade Almeida Castro, que em 2017 fez média de 17,3 partos ao dia, sendo que 25% desta média diária, de bebês que nasceram com alguma patologia, baixo peso ou prematuros, que precisaram e tiveram o atendimento de UTI neonatal, berçário e Canguru, para se restabelecer e crescerem com saúde.
 
Na ocasião da visita técnica ao LAIS/HOUL/UFRN, foram demostrados alguns trabalhos já desenvolvidos pelos pesquisadores que podem ser direcionados às atividades da APAMIM, enquanto estabelecimento de saúde, como, por exemplo, softwares de gestão hospitalar, de diagnósticos e de capacitação profissional.
 
Os profissionais do LAIS/HOUL/UFRN, coordenados pelo professor Ricardo de Alexsandro de Medeiros Valentin (Veja AQUI), e a junta interventora, que tem a frente Larizza Queiroz, no sentido do Hospital Maternidade Almeida Castro, gerido pela APAMIM, receber as novas tecnologias através de parcerias ou uma ação de cooperação entre as entidades.



A partir da mediação do Juiz Federal Orlan Donato, foram dados os primeiros passos para futuras parcerias entre o LAIS/HOUL/UFRN e a Apamim, como a possível formulação de um termo de cooperação entre as entidades, com a supervisão dos agentes processuais relacionados à ação civil pública que decretou intervenção judicial sobre a APAMIM, em especial a 8ª Vara Federal.
 
Segundo a interventora Larizza Queiroz, com relação à intervenção judicial na APAMIM que começou em outubro de 2014, quando os serviços de maternidade estavam paralisados em Mossoró, já foram recuperados e reabertos cerca 180 leitos no Hospital Maternidade Almeida Castro, o que permite, de forma confortável, atender a demanda de partos de média e alta complexidade de Mossoró, região Oeste e até de cidades do Ceará e da Paraíba.
 
Mesmo dedicando recursos para recuperar a estrutura física (áreas internas e externas), a interventora Larizza Queiroz disse já foram iniciados os levantamentos e estudos técnicos para informatizar a maternidade. Ela ressaltou, neste ponto, que a visita ao LAISHOUL, intermediado pelo juiz federal Orlan Donato foi muito importante para que este processo de informatização da Maternidade Almeida Castro seja concretizado.
 

Sobre o LAIS/HUOL/UFRN

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em março de 2011 e tem como alicerce a combinação de saberes das áreas da Saúde, Engenharias, Tecnologias da Informação e Comunicação.
 
Situado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) é o primeiro laboratório instalado em um hospital brasileiro com a proposta de promover a inovação tecnológica em saúde.
 
 Nos últimos seis anos, o LAIS teve destaque nacional e internacional, publicando 25 teses, 37 dissertações, 39 livros e desenvolvendo mais de 60 projetos nas áreas de BioEngenharia, Tecnologias Assistivas, Informática para Saúde e Educação Permanente em Saúde.

O Laboratório também lançou a Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (R-BITS) no ano de 2011, um periódico trimestral com orientação multidisciplinar, registrado no LATINDEX (Sistema Regional de Informação online para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal) e que publica trabalhos que apresentem contribuições originais relacionadas a produções científicas nas áreas da engenharia e da saúde.
 
 
Missão
 
Fazer da ciência um instrumento de amor ao próximo, tendo como objetivo a cidadania, o bem-estar social e o desenvolvimento da área da saúde no Brasil por meio da inovação.
 
 
Valores
 
Foco nas pessoas; sustentabilidade; inovação; honestidade; cidadania; proatividade; espírito de equipe e empreendedorismo social.
 
 
Área de operação

Biofísica
Engenharia Biomédica
Engenharia da Computação
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Fisioterapia
Fonoaudióloga
Medicina
Odontologia

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário