29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
15/06/2018 06:00
Atualizado
13/12/2018 23:34

Cosern reforça necessidade de ligações provisórias para realização de eventos

O alvo do alerta da Companhia Energética do Rio Grande do Norte são principalmente os donos de barracas de fogos de artifício, alimentos e bebidas no período junino e copa do mundo
Em meio às comemorações dos jogos da Copa do Mundo 2018 e dos festejos juninos, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reforça as orientações de segurança que faz durante todo o ano e alerta os organizadores de festas e comerciantes (principalmente os donos de barracas de fogos de artifício, alimentos e bebidas) para a necessidade de fazer uso das ligações provisórias de energia elétrica fornecida pela Concessionária como forma de prevenir acidentes.
 
As solicitações podem ser feitas em qualquer Loja de Atendimento da Concessionária e a Cosern ressalta que não é possível fazer ligações provisórias de cargas móveis a carroças, vans e caminhões.
 
Ligações clandestinas que por ventura forem identificadas nos locais de festa serão retiradas imediatamente pelas equipes da Cosern. O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão.
 
Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo, a infração causa prejuízo na qualidade do fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.
 
Como solicitar a ligação provisória:
 
As solicitações podem ser feitas no horário comercial com a antecedência de, pelo menos, quatro dias do início da utilização da carga. Os interessados devem apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura da cidade onde será instalado a medição provisória e, no caso de ligações em área de praia, será exigida a apresentação da portaria de permissão de uso do Patrimônio da União. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF ou outro documento oficial com foto, além de ser necessário informar os equipamentos que serão instalados.
 
Ao declarar informações como a carga a ser utilizada e o período de uso da energia, o cliente receberá uma “Fatura de Caução” que deve ser paga e reapresentada no atendimento para liberação da ligação, conforme as características informadas. Para assegurar o fornecimento, também será necessário pagar uma taxa, referente aos serviços de vistoria, ligação e desligamento da energia. É importante que o comerciante observe e informe à Cosern a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.
 
Também será necessário que o cliente instale o padrão de entrada para receber a ligação provisória de energia. No ato da solicitação, ele receberá todas as orientações técnicas referentes à instalação (No site da Cosern também é possível tirar todas as dúvidas sobre a norma para instalação do padrão de entrada de ligação provisória. Clique na aba “Residencial e Rural” e depois em “Padrão de Entrada”).
 
 
Sobre a Cosern
 
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
 
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
 
Acesse o site (www.vamosdarumbasta.com.br) e conheça as dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário