29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍCIA
Da redação
24/06/2018 06:42
Atualizado
14/12/2018 08:47

Paciente morre no hospital psiquiátrico de Mossoró; Técnico de enfermagem é preso por homicídio culposo

Na versão divulgada pelo hospital, o paciente se alterou, sendo necessário o uso da força para conte-lo. Ao fazê-lo, o paciente terminou sendo morto; O técnico-enfermagem pagou fiança de R$ 2 mil e foi solto
O Câmera
O que falta acontecer de trágico na gestão da prefeita Rosalba Ciarlini Rosado, em Mossoró-RN? É difícil saber ou dimensionar diante de tantos erros (intencionais ou por falta de conhecimento mesmo!) em todos os setores da atual administração municipal.

Neste sábado, dai 23, o paciente psiquiátrico Cleomar Guido da Silva, de 31 anos, morreu dentro do Hospital Psiquiátrico São Camilo de Lellis. A versão oficial é que na hora da medicação, o paciente teria se alterado, sendo necessária a contenção. Ao fazê-lo, um técnico de enfermagem matou o paciente.

O técnico de enfermagem Paulo César Porfirio de Lima (contrato terceirizado da Prefeitura) foi preso e autuado em flagrante pelo delegado Luiz Antônio, do Plantão policial. Pagou fiança de R$ 2 mil reais e foi solto para responder, em liberdade, pelo crime de homicidio sem a intenção de matar perante a Justiça. 

Para entender o que teria levado o paciente a se alterar, como narrado, a reportagem do MOSSORÓ HOJE ouviu familiares de pacientes psiquiátricos e também profissionais de saúde em Mossoró. Eles contaram que faltam medicamentos e faltam também profissionais qualificados para cuidar dos pacientes.

Os profissionais de saúde ouvidos pela reportagem, pedindo para não revelar seus nomes por medo de perseguição da gestão municipal, informaram que os pacientes sem a medicação adequada estram em estado de surto e a ausência de profissionais qualificados para lidar com estas situações, teria resultado na morte.

A Polícia Civil foi acionada para apurar a morte violenta de Cleomar Guido da Silva, que é natural de Pau dos Ferros. O delegado de plantão Fernando Antônio, que não costuma gravar entrevista, admitiu que o caso vai ser investigado como homicídio culposo, sem a intenção de matar, e assinou o auto de prisão em flagrante.

O corpo de Cleomar Guido da Silva foi removido para exames na sede do Instituto Técnico-cientifico de Policia (ITEP). O perito Otávio Domingos, que esteve no local, observou que haviam escoriações no corpo da vítima compatíveis com o emprego exagerado de força física pelos profissionais do hospital para contê-lo.

Ao site O Câmera, Otávio Domingos disse que não foi possível determinar, neste primeiro momento, se haviam haviam lesões compatíveis com estrangulamento. Neste caso, só depois da necropsia, que será feita na sede do ITEP, que vai determinar o que de fato ocasionou a morte do paciente.

O resultado do exame de necrópsia será juntado ao processo contra Paulo César Porfírio de Lima, que pode contribuir com a condenação ou pela absolvição. O processo já está em poder da Justiça, devendo retornar para mais diligências ainda esta semana.

Responsável pela gestão do Hospital São Camilo Dellis, o secretário de Saúde Benjamim Bento, não quis gravar entrevista. Limitou-se a dizer que foi uma fatalidade. Deixou claro que só vai se pronunciar sobre o caso quando as investigações foram concluídas pela Polícia Civil.

A fatalidade que o secretário Benjamim Bento se refere está se repetindo com frequência em Mossoró, quando a gestão Rosalba Ciarlini não efetua o pagamento dos médicos e não repassa os recursos dos hospitais para que estes façam as cirurgias eletivas, quando não abastece as unidades de saúde com medicamentos ou até mesmo quando encerra serviços importantes como a ortopedia de baixa e média complexidade no serviço municipal de saúde.

Com informações de O Câmera

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário