28 MAR 2024 | ATUALIZADO 15:06
POLÍTICA
Da redação
24/06/2018 07:46
Atualizado
14/12/2018 08:14

Gustavo Fernandes não tem gosto numa aliança com Carlos Eduardo

O deputado oestano, que deixou o MDB devido a falta de uma nominata forte no arco de aliança que apoia o nome do ex-prefeito de Natal, é contra a uma coligação do PSDB com o PDT, o DEM e o PSDB
O deputado Gustavo Fernandes, que deixou o MDB devido a falta de uma nominata forte no arco de aliança que apoia o nome do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), não tem vontade de uma coligação do PSDB com o PDT, o DEM e o PSDB. É que a nominata desses partidos só tem medalhões para concorrer a Assembleia Legislativa: Hermano Morais, Adjuto Dias e Nelter Queiroz pelo MDB, além do deputado Getúlio Rego no DEM, que em 2014 teve mais de 50 mil votos. 

De acordo com informações, a calculadora dos deputados estaduais são ativadas de acordo com o cociente eleitoral. Cada coligação ou partido terá que ter cerca de 70 mil votos para eleger a primeira vaga. Somando a votação de todos os candidatos por coligação, aí gera quanto cada aliança fará para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. A Justiça Eleitoral não considera eleito para deputado, quem tem mais votos, mas sim a soma dos votos de todos os candidatos por coligação.
 
Se comparar as eleições passadas de 2014, Hermano Morais, Getúlio Rego e Nelter Queiroz tiveram mais de 50 mil votos cada. Álvaro Dias foi o menos votado do MDB com 34 mil votos, mas quando assumiu a Prefeitura do Natal em abril decidiu lançar o filho, Adjuto Dias e que tem perspectiva para sair somente da capital com 20 mil votos.
 
Nas contas do deputado Gustavo Fernandes, essa aliança não seria interessante já que em 2014 ele teve 42 mil votos. Gustavo reforçou suas bases no Mato Grande com o prefeito de João Câmara, Manoel dos Santos (DEM) e no Agreste Potiguar com o prefeito de Nova Cruz, Targino Pereira (MDB).

As alternativas hoje para uma melhor aliança do PSDB e segurar a maior bancada seria uma chapa forte com o PR de João Maia, que tem o deputado George Soares, a primeira-dama de São Gonçalo do Amarante, Terezinha Maia e o empresário Jorge do Rosário, que tem o apoio de Tião Couto e a classe empresarial de Mossoró, saindo bem também do Oeste Potiguar. O PP do deputado federal Beto Rosado e do publicitário Kadu Ciarlini, amparados pela prefeita Rosalba Ciarlini, que administra o segundo maior colégio eleitoral do Estado, completaria o time.

 

Enquanto o PDT de Carlos Eduardo só tem a vereadora Nina Souza como postulante a Assembleia Legislativa, reforçada com os medalhões do MDB (Hermano Morais, Adjuto Dias e Nelter Queiroz), além do DEM que tem o deputado Getúlio Rego, bem votado em no Alto e Médio Oeste. O PSB de Fábio Dantas só tem o deputado Ricardo Motta, e alguns nomes pequenos que não reúnem 30 mil votos somados. A ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado não sabe se sai a deputada estadual. 

Já o PSD do governador Robinson Faria, tem uma chapa reforçada na proporcional. Os deputados Galeno Torquato, que atua no Alto Oeste, Vivaldo Costa no Seridó, Dison Lisboa no Agreste Potiguar e  Jacó Jácome em Natal e no segmento evangélico são postulantes à reeleição. Ederlinda Dias que parte com o apoio do prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, e os ex-prefeitos Ivan Júnior (Assu) e Wellinson Ribeiro (Canguaretama), além de Raimundo Costa, ex-secretário estadual de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária, também serão postulantes.
 
O PT da senadora Fátima Bezerra tem nominata própria, mas não aceita aliança com o PHS do deputado Souza Neto e talvez faça com o PCdoB do deputado Carlos Augusto Maia. Enquanto isso, o PSB do vice-governador Fábio Dantas já fechou questão em apoiar Fátima Bezerra (Governo) e Zenaide Maia (Senado). A aliança do deputado federal Rafael Motta (PSB) com a nominata do PT (Fernando Mineiro e Natália Bonavides), além do PCdoB e PHS vem sendo articulada para garantir duas vagas. Falta apenas a situação do deputado Ricardo Motta, que pode ser resolvida com uma aliança do PHS de Souza Neto.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário