MOSSORÓ

“Eu, preta” marca a estreia do jornalista André Bisneto na literatura

Foto: Cedida
10 Jul
15:51 2018
A+   a-
Por Esdras Marchezan
O jornalista André Bisneto, egresso do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é o mais novo integrante do corpo de autores da Editora Letramento. A editora mineira tem em seu catálogo, livros de escritores como Djamila Ribeiro, referência contemporânea nas leituras e discussões sobre feminismo negro.

Em sua estreia como escritor, André Bisneto apresenta ao público o livro “Eu, preta”, reunião de contos-reportagem que percorrem a trajetória de seis mulheres negras e suas vivências. A narrativa nos apresenta temas como a solidão da mulher negra e o descobrimento da identidade destas dentro de uma sociedade tão excludente. O livro é fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado na Uern, sob orientação do professor Dr. Ricardo Silveira.

"Eu, Preta' teve início como um busca pessoal pela minha ancestralidade, das memórias que me fazem ser quem sou. Porém se revelou muito mais que isso. O livro é um lugar onde se resiste para reexistir. Mas também é um lugar de acolhimento e de conforto. Costumo dizer que esse livro me é doloroso pelo conteúdo, mas eu sei que ele é um lugar de identificação, de identidade, por isso ele me deixa muito feliz.”, explica Bisneto.

No prefácio do livro, a premiada jornalista e escritora pernambucana Fabiana Moraes, destaca “Na escrita tão imagética de André, Bisneto, também conhecemos, por elas, os tempos e as cidades. Também sobre alguma felicidade. Da comunhão entre várias mulheres (amigas, parentes, vizinhas), das mudanças que indicam possibilidade.  É preciso desse respiro, mesmo quando ele é muito baixo. Sem ele, elas não existiriam – tampouco este livro.

Professor de Bisneto no curso de Comunicação Social, o jornalista Esdras Marchezan aponta, no texto que preenche a orelha do livro, a proximidade entre a narrativa de Bisneto e a do jornalista João Antônio, mestre do conto-reportagem no Brasil. “O livro apresenta André Bisneto ao leitor brasileiro, e tenho certeza que a estreia do livro marca também um momento importante do jornalismo literário brasileiro, apontando a riqueza presente na narrativa de uma nova geração que mantém viva a chama do bom jornalismo narrativo”, explica.

O livro está em pré-venda no site da Editora (http://grupoeditorialletramento.com/shop/pre-venda-eu-preta/). A série de lançamentos deve ocorrer em breve.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIOS