28 MAR 2024 | ATUALIZADO 12:59
POLÍCIA
Joana Queiroz/Manaus (AM)/A Crítica
13/07/2018 13:50
Atualizado
14/12/2018 08:46

Líderes da três facções na região Norte desembarcam no Presídio Federal de Mossoró nesta sexta-feira,13

Filho de “Zé Roberto da Compensa”, “Tio Patinhas” e “xerife” do massacre no Compaj estão entre os transferidos para o presídio federal de Mossoró; demais presos transferidos para o regime especial são igualmente perigosos
Joana Queiroz/Manaus (AM)/A Crítica

Oito presos ligados a facções criminosas que cumpriam pena no sistema penitenciário do Amazonas foram transferidas na manhã desta sexta-feira (13) para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
 
O embarque aconteceu nas primeiras horas de hoje no Aeroporto de Ponta Pelada, no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus. Entre os transferidos está Luciano Fernandes, filho do narcotraficante José Roberto Fernandes, o “Zé Roberto da Compensa”, que está preso no presídio federal de Catanduvas, no Paraná.
 
Todos tinham ligações com facções criminosas como Família do Norte (FDN), Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) e, mesmo presos, davam ordens a comparsas fora da cadeia para a prática de diversos crimes no Estado.
 
Protagonistas do massacre no sistema carcerário do Amazonas em janeiro passado estão entre os transferidos. Márcio Ramalho Diogo, conhecido como “Garrote”, foi apontado pelas investigações como um dos “xerifes” do massacre do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Ligado à Família do Norte, de “Zé Roberto”, ele ordenou mortes durante o massacre.



Também ligado ao massacre, José de Arimateia Façanha do Nascimento, primo de “Zé Roberto”, foi outro transferido. Ele foi capturado em maio, em Boa Vista, e transferido de volta para o Amazonas na sequência.

Outro com passagem pela facção de “Zé Roberto”, Francinaldo dos Santos Silva, o “Cinta Larga”, também deixou o Amazonas hoje. Ele era um dos braços direitos de Alan de Souza Castimário, o “Nanico”, que foi um dos membros do “primeiro escalão” hierárquico da FDN.
 
Líder da facção carioca Comando Vermelho em Manaus, Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, também foi levado hoje para o presídio federal de Mossoró, na região Nordeste. Ele havia sido preso em Pernambuco, no último dia 17 de junho. Segundo as investigações, “Tio Patinhas” tinha como principal missão tomar a área do tráfico da FDN.
 
Líderes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) no Amazonas também foram transferidos hoje. Janderson Rolim Matos, o “Passarinho”, Romulo Brasil da Costa e Fabrício Duarte Araújo. Os três fugiram juntos da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, que ainda estava em funcionamento, em abril passado, e fizeram juras de morte aos rivais da FDN.
 
A transferência dos detentos, de acordo com o secretário da Secretaria dê Administração Penitenciária (Seap), Cleitman Coelho, estava sendo planejada havia mais de mês e foi necessária para manter a estabilidade das unidades prisionais.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário