29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
17/07/2018 12:10
Atualizado
13/12/2018 13:16

Campeão do Slam Mossoró terá vaga em competição nacional de poesia e performance

Os eventos em Mossoró acontecem sempre na última quarta-feira de cada mês, em noites de poesia, rap, debates e dança no Memorial da Resistência.
Cedida
Depois de muita expectativa, a organização do Slam Mossoró recebeu a confirmação nesta terça-feira (17), de que o campeão da cidade irá representar o Rio Grande do Norte no Slam Brasil, que acontece em dezembro no município de São Paulo (SP). O Slam BR é uma competição de poesia e performance, que classifica o campeão nacional para o campeonato mundial na França. 

O slam é um gênero poético em constante ascensão a nível mundial, em que performance e qualidade textual são avaliados. A definição desse gênero é complexa, pois pode ser considerada como uma competição de poesia falada, um espaço para livre expressão poética, um local para debates de questões da atualidade ou mesmo um entretenimento.

Esse formato poético já existe há 25 anos, sendo permitido a livre expressão artística de textos autorais, mas sem uso de equipamentos musicais. A nível mundial, existe uma rede conectada por todos os continentes do planeta. Enquanto isso, a nível nacional ocorre eventos por todas as regiões do Brasil.

Na competição que irá ser realizada em dezembro, são selecionados 24 poetas das diferentes regiões Brasil. Em todos os locais, é necessário ser feita uma etapa municipal e uma etapa estadual, para depois classificar um poeta para São Paulo. Em Mossoró, a situação será diferente, por ser o único slam do estado. Dessa forma, o campeão municipal terá o direito de defender o Rio Grande do Norte no Slam BR.

Algumas cidades demonstraram interesse em integrar-se ao slam, como Caraúbas, Assú e Natal, mas são necessárias cinco etapas mensais e uma final. Com isso, as cidades podem iniciar as atividades e realizar uma etapa municipal do slam para 2018.

Os eventos em Mossoró acontecem sempre na última quarta-feira de cada mês, em noites de poesia, rap, debates e dança no Memorial da Resistência. O campeão municipal, que irá representar a cidade, será conhecido no dia 31 de outubro. Antes disso, restam três vagas para os poetas que pretendem se juntar ao evento.

As datas classificatórias são as seguintes: 25 de Julho, 29 de agosto e 26 de setembro.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário