18 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:17
SAÚDE
Da redação
20/07/2018 15:50
Atualizado
13/12/2018 08:01

Entenda como funciona a CNH Digital e como solicitar a sua

A CNH-e é mais uma comodidade ao condutor, mas não é obrigatória. Os condutores podem solicitar a versão digital do documento por meio do site do DETRAN-RN.
José Cruz | Agência Brasil

Já está vigorando em todo o país a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). A versão digital do documento armazena todas as informações da CNH impressa, garantindo a autenticidade e só poderá ser gerada para os contudores que possuem a última versão da CNH impressa, que conta com QR Code (CNH's emitidas a partir de maio de 2017).

O condutor que possuir uma CNH sem QR Code poderá solicitar a 2ª via de sua CNH física ou renovação da CNH, ou caso solicite algum tipo de alteração de dados no documento de habilitação, a CNH alterada também será emitida com QR Code. A versão digital é gratuita e opcional.

A CNH digital possui a mesma validade do documento de habilitação impresso e funciona por meio de um aplicativo de celular gratuito. O documento é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e que é válida em todo território nacional. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada.   

A CNH-e é mais uma comodidade ao condutor, mas NÃO é obrigatória, podendo esse continuar a utilizar a versão impressa.

Orientações do processo:

1º PASSO – FAZER O CADASTRO NO SITE DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO (DENATRAN)

O condutor deverá primeiramente se cadastrar no site do Denatran. Após finalizar o cadastro, um link de ativação será enviado para o e-mail do usuário, que deve ser acessado e confirmado. Para realizar o cadastro, CLIQUE AQUI.

CONDUTOR QUE NÃO POSSUI CERTIFICADO DIGITAL – Ao clicar no link de ativação, a página do site do Denatran abrirá para que o usuário faça o login com CPF e senha. O usuário deve ler atentamente as instruções apresentadas no site e comparecer em qualquer posto de atendimento do Detran/RN para completar o cadastro.

Documento a ser apresentado no Detran/RN: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) original e comprovante de residência.

Após concluir o cadastro presencial no Detran/RN, o condutor deverá fazer o login no site do Denatran e clicar em “Ativar Cadastro”. Um código será enviado por e-mail e o usuário deverá usar esse código na primeira vez que acessar o aplicativo no celular. O código será necessário apenas no primeiro acesso e tem validade de 48h.

CONDUTOR QUE POSSUI CERTIFICADO DIGITAL – Ao clicar no link de ativação enviado por e-mail após fazer o cadastro no site, a página do site do Denatran abrirá para que o usuário faça o login com CPF e senha. Na tela inicial clique em “Ativar Cadastro”. Um código será enviado por e-mail e o usuário deverá usar esse código na primeira vez que acessar o aplicativo no celular. O código será necessário apenas no primeiro acesso e tem validade de 48h.

2º PASSO – BAIXAR O APLICATIVO “CNH DIGITAL” NO CELULAR

O interessado deverá baixar o aplicativo pela Google Play Store ou pela App Store, dependendo do sistema operacional do celular.

3º PASSO – ACESSAR A CNH-E

No primeiro acesso, após o condutor digitar o CPF e a senha cadastrada no site do Denatran, será necessário informar o código de validação enviado por e-mail. Em seguida, o usuário também deverá cadastrar o código PIN (quatro números escolhidos pelo condutor). Depois desse registro, a CNH-e poderá ser visualizada no aplicativo. Para garantir a segurança das informações, o código PIN será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado.

 
Para linkar o site do Denatran no 1ºpasso do processo : segue o link 

https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cadastro

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário