25 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:45
POLÍCIA
Da redação
27/07/2018 03:38
Atualizado
14/12/2018 08:24

Incêndio possivelmente criminoso destrói recepção do Hospital do Rim durante a madrugada em Mossoró

Bombeiros foram acionados por volta das 2 horas da madrugada desta sexta-feira, 27. No local, restaram intactos apenas as 32 máquinas de hemodiálise, onde faz tratamento 177 pacientes de todo o Oeste do RN
Cedida
Os Bombeiros de Mossoró foram acionados por volta das 2 horas da madrugada desta sexta-feira, 27, para conter as chamas que estavam destruindo a recepção do Hospital do Rim, na Rua Duodécimo Rosado, perto da Escola Estadual Elizeu Viana, no bairro Nova Betânia.

Os Bombeiros narraram que o fogo já havia destruído a recepção, cadeiras, documentos, rede elétrica, de ventilação e aparelhos eletrônicos e que possivelmente trata-se de um incêndio criminoso. Só as imagens das câmeras internadas poderiam revelar como realmente começou o fogo.



O Hospital do Rim, de Mossoró, segundo informou a direção, atende 177 pacientes em 32 máquinas de hemodiálise.  Na manhã desta sexta-feira, os pacientes que geralmente se deslocam em carros fretados pelas Prefeituras do Oeste do RN, ficaram sem ter como fazer a hemodiálise.

Quanto aos pacientes, os diretores disseram que os pacientes que estão mais graves, serão encaminhados para outros hospitais de Mossoró. Ademar Ferreira, disse que está se sentindo muito pesado e passando mal. 

Em video, ele ressaltou que foi incêndio criminoso.



O paciente Ademar Ferreira, de Mossoró, chegou a unidade no início da manhã desta sexta-feira "bastante pesado" e segundo ele precisava fazer a hemodiáse urgente. Neste caso, a direção do Hospital do RIM e conduziu ao Hospital Wilson Rosado e outro paciente que também estava em urgência, foi levado ao Hospital Regional  Tarcísio Maia.

Conversamos também com o aposentado Raimundo de Holanda Campelo, de 66 anos, que veio da cidade de Severiano Melo. Ele disse que se desloca mais de 160 km três vezes por semana há cinco anos para fazer hemodiáse no sangue em Mossoró.

"Eu não sei que bandidagem é esta que está aí", diz Seu Raimundo Holanda, em vídeo.



Raimundo Campelo disse que quem salvou o Hospital do RIM, em Mossoró, foram os bombeiros que chegaram rápido e conseguiram, entrando dentro do ambiente com fumaça e com risco de desabamento, evitar que as chamas chegassem na sala que estão instaladas as 32 máquinas.

Veja vídeo gravado pelos bombeiros durante a madrugada.



Esta seria a segunda vez que bandidos teriam entrado na unidade. Na primeira, não teriam ateado fogo. Teriam tentado. As imagens das Câmeras mostram dois homens quebrando a porta de video e eles seguravam garrafas possivelmente com gasolina.

Durante a madrugada desta sexta-feira, 27, a direção do Hospital do RIM informou que não teve como observar nas imagens se os bandidos haviam retornado e ateado fogo no hospital, pois os equipamentos de video haviam sido destruídos pelo fogo.

Ainda conforma a direção do Hospital do RIM, a prioridade dos servidores era sequenciar a avaliação da rede elétrica, iniciar o trabalho de limpeza e desinfecção de toda a unidade, religar e testar as máquinas para retomar, o mais breve possível, o tratamento dos pacientes.

O MOSSORÓ HOJE conversou com o eletricista Teobaldo Marcos. Ele disse que o fogo não começou na rede elétrica, pois se tivesse iniciado o sistema havia disparado. Ele observou que diante das circunstâncias, acredita que realmente tenha sido incênndio criminoso.



Ledimar Câmara Teixeira da Silva, aposentado, disse que faz hemodiáse nos dias de terça, quinta e sábado, sempre no horário da tarde. Ele ficou sabendo do incêndio pela imprensa e foi pessoalmente ver como estava a situação do hospital. A preocupação dele era como iria fazer a hemodiálise neste sábado, 28.

A direção do Hospital do RIM, estava reunida na manhã desta sexta-feira, disse que iriam trabalhar para voltar a fazer diálise no terceiro turno desta sexta-feira. Outro servidor disse que talvez só fosse possível retonar as atividades neste sábado. Ele observou que a fumaça contaminou os ambientes.

O fogo queimou forte na recepção e nos consultórios de entrada. As chamas e muita fumaça se espalharam em todas as paredes e salas, menos na sala onde as máquinas de hemodiálise estão instaladas. Neste caso, os Bombeiros teriam chegado a tempo de barrar o avanço do fogo.

Apenas a porta da sala de hemodiálise estava chamuscada de fumaça.

O caso deve ser investigado em inquérito policial pela Policia Civil, que esteve no local durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros também deve emitir o laudo do quadro. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário