23 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:08
ESTADO
Da redação
06/08/2018 05:42
Atualizado
13/12/2018 14:37

Campanha contra a pólio e sarampo começa hoje e deve vacinar 189 mil crianças no RN

Todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem se vacinar, independente da situação vacinal
Divulgação
Começa nesta segunda-feira (6) e vai até o final do mês a nova campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. No Rio Grande do Norte, o público-alvo é de aproximadamente 189 mil pessoas. Em todo o país, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas.

Todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem se vacinar, independente da situação vacinal. O dia D de mobilização nacional será no dia 18 de agosto, um sábado, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.

A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no país.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início súbito.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pela via fecal-oral (mais frequente); por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores; ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções (ao falar, tossir ou espirrar).

Não existe tratamento específico – todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas.

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser imunizadas conforme esquema de rotina e em campanha nacional.

Com informações da Agência Brasil

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário