19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
MOSSORÓ
Da redação
06/08/2018 13:35
Atualizado
13/12/2018 12:25

Semáforos sonorizados serão instalados em Mossoró

Além dos sinais sonoros, esses semáforos serão identificados com sinalização tátil e de alerta, aplicando as normas técnicas de acessibilidade, conforme prevê o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
Secom | Prefeitura de Mossoró
Sancionada pela Prefeitura de Mossoró e publicada na última sexta-feira, 3, a lei que institui o semáforo sonorizado no Município. Além dos sinais sonoros, esses semáforos serão identificados com sinalização tátil e de alerta, aplicando as normas técnicas de acessibilidade, conforme prevê o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). 

“Esse é mais um passo que damos na reorganização de nossa cidade, assegurando a mobilidade urbana a todos os cidadãos e promovendo a inclusão das pessoas com deficiência”, destacou a prefeita Rosalba Ciarlini.

Mossoró possui 73 semáforos em funcionamento, mas nenhum deles possui alerta sonoro. De acordo com o diretor executivo de Mobilidade Urbana e Trânsito, Antônio Adalberto de Oliveira Jales, com a publicação da Lei Municipal, serão iniciados os estudos técnicos. “A partir de agora o nosso setor de engenharia irá iniciar os estudos com o objetivo de verificar os pontos onde a instalação deste tipo de equipamento se faz mais necessário”, informou.

Durante essa etapa também serão ouvidos representantes de associações de deficientes visuais. “Vamos nos reunir com entidades de deficientes visuais para mapear os pontos de maior necessidade para implantação dos semáforos”, anunciou o secretário de Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Sócrates Vieira Junior.

Considerado essencial para mobilidade, o semáforo sonoro vai beneficiar mais de 2 mil deficientes visuais em Mossoró, de acordo com dados do IBGE. Desse total, 446 pessoas com cegueira. “Temos muita dificuldade em transitar pela nossa cidade, mas esses semáforos serão muito bem-vindos, pois tem uma importância vital para nós”, comemora João Ferreira, representante da Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró – ADVM.

Com informações Prefeitura de Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário