20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
POLÍCIA
Da redação
13/08/2018 05:48
Atualizado
13/12/2018 09:46

Secretária credita redução de homicídios a atuação integrada da polícia

As operações integradas em zonas de maiores conflitos na Grande Natal e também em Mossoró, conforme a secretária Sheila Freitas, tem conseguido tirar de circulação os principais criminosos destas áreas com sucesso.
A redução de 14,1% no número de Condutas Violentas Letais e Intencionais do Rio Grande do Norte nos primeiros seis meses de 2018, segundo a secretária Estadual de Defesa Social e Segurança Pública, Delegada Sheila Freitas, é o resultado positivo das operações integradas realizadas na grande Natal e também na região de Mossoró-RN.

A secretária Sheila Freitas falou em entrevista a Tribuna do Norte que vários líderes de facções foram presos e alguns foram mortos em confronto com policiais e principalmente com rivais. Acrescenta também a importância de um trabalho de inteligência dentro das comunidades onde acontece os maiores conflitos tem sido fundamental para o trabalho policial.

“A redução no número de homicídios este ano é resultado do trabalho integrado que temos desenvolvimento desde 2017, que começa a rende frutos. O número de investigações feitas pela Polícia Civil cresceu muito, mesmo com a estrutura limitada. Segurança Pública não é lago imediato”, assegura a secretária Sheila Freitas na entrevista a TN, ocasião que aborda diversos outros assuntos relacionados a sua pasta.

Que pode ser conferida na íntegra AQUI.

O trabalho de integração das policiais está sendo realizado em Natal e Mossoró com ótimos resultados. Em parte, o sucesso desta operação que mobiliza as forças de seguranças em áreas de maiores conflitos, pode ser dedicada ao investimento no sistema de comunicação da Polícia Militar.

Antes, a comunicação da PM era por rádios analógicos, que os bandidos copiavam facilmente a frequencia e monitorava os passos dos policiais e conseguiam, quase sempre, fugir das operações. Com um investimento de quase R$ 7 milihões na compra de rádios digitais, com frequencia criptografadas, o cenário mudou.

Hoje os policiais tanto em Natal como em Mossoró conseguem surpreender os bandidos e prendê-los. Outro ponto positivo e muito importante, destacado pelo comandante do 12BPM de Mossoro, Major PM Humberto, é que o cidadão informa as ocorrências através do número de emergência 190 e os profissionais de segurança vão construindo um mapa da cidade. As regiões que se destaca em ocorrências, analisando os tipos de ocorrências, são realizados os trabalhos para conter este tipo de crime.

A secretária Sheila Freitas destacou que as operações integradas estão sendo realizadas desde agosto de 2017. "As ações visam trabalhar nas áreas identificadas cmo manchas criminais, em horários de pico (final de tarde) - período de maior incidência de roubos e furtos, e crimes patrimoniais", explica a secretária.

A Grande Natal foi dividida em 14 zonas de atuação. Dentro de cada área desta, a Sesed identificou as áreas mais violentas e nestes locais são desenvolvidas as operações, focando exatamente no problema localizado. E os resultados, conforme a secretária, tem sido bastante satisfatório.

Sobre a continuidade dos trabalhos na capital e no interior, Sheila Freitas destacou que as forças policiais do Estado estão em guerra, lutando com todas as forças.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário