18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:21
NACIONAL
Da redação
13/08/2018 07:41
Atualizado
14/12/2018 05:40

Morre em São Paulo o jornalista Claudio Abramo, fundador da Transparência Brasil

Um dos principais nomes do jornalismo brasileiro, foi diretor-executivo e um dos criadores da ONG, lutava contra um câncer, e estava hospitalizado em São Paulo
orreu em São Paulo, às 20h40 deste domingo (12), Claudio Weber Abramo, um dos criadores da ONG Transparência Brasil. Ele tinha 72 anos, lutava há dois anos contra um câncer no intestino e estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo.

Abramo era vice-presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil, que combate a corrupção. Ele também foi diretor-executivo da entidade por quase 15 anos (2001-2015).

Além de jornalista, ele era bacharel em matemática pela USP e mestre em filosofia da ciência pela Unicamp. Foi editor de economia do jornal "Folha de S.Paulo" e editor-executivo da "Gazeta Mercantil".
 
Abramo era uma das principais referências no combate à corrupção e integridade das instituições públicas do país, tendo colaborado frequentemente como autor de artigos em publicações especializadas sobre corrupção e seu enfrentamento.
 
O jornalista foi um dos principais articuladores da Lei de Acesso à Informação, aprovada em 2011.
 
Nos últimos anos, vinha se dedicando à ONG Dados.org, criada pelo jornalista, e que trabalhava com transparência e dados do setor público.
 
"Perdemos um batalhador pelas melhores causas e um amigo do bom jornalismo", disse o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Daniel Bramatti.

Com informações do G1

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário