26 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
POLÍTICA
Da redação
14/08/2018 05:51
Atualizado
13/12/2018 17:14

Câmara de Mossoró improvisa local para sessão nesta terça-feira devido à reforma no plenário

Além das reformas de acessibilidade, são substituídas toda a instalação elétrica, que, por ser velha por estar em um prédio antigo e por isso, contar com inúmeros paliativos
Edilberto Barros/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró volta com sessão ordinária, nesta terça-feira (14), às 9h, na sala de reuniões da Presidência da Casa, para debates de temas da cidade e análise de proposições. O Legislativo realizará a sessão na Presidência, excepcionalmente, em razão da reforma no Plenário João Niceras de Morais, que passa por obras estruturais, como de acessibilidade.

A presidente da Câmara, Izabel Montenegro, informa que o serviço no plenário revelou necessidades conhecidas somente após o início da obra, como a substituição de toda a instalação elétrica. “Imprevistos de uma estrutura antiga e que alteraram um pouco a cronograma do serviço. Mas, enquanto não é concluído, vamos utilizar outras alternativas para realizar as sessões”, diz.

O plenário da Câmara vem passando pela maior reforma desde que o Legislativo se instalou, há 25 anos, no atual endereço, na Rua Idalino de Oliveira, Centro. A obra adequará o espaço a normas de acessibilidade, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pela Câmara com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

O TAC foi assinado pela presidente da Câmara, Izabel Montenegro (MDB), o vice-presidente, Emílio Ferreira (PSD), e o promotor de Justiça Guglielmo Marconi, em 8 de junho de 2017.

O termo vem sendo cumprido desde então e estabelece uma série de adequações no Palácio Rodolfo Fernandes, em benefício a pessoas com mobilidade reduzida.

Necessidades

Isso porque recente inspeção do Ministério Público identificou inadequações técnicas em obras de acessibilidade na Câmara, realizadas em anos anteriores – e a falta delas –, o que levou o MP a pedir correções e outros serviços.

A partir do TAC, diversas intervenções já foram realizadas desde 2017, como construção de banheiros exclusivos para pessoas com deficiência, e os serviços agora chegam ao Plenário João Niceras de Morais.

O palco das sessões e audiências públicas ganhará novas rampas de acesso para cadeirantes, adequadas a normas vigentes, e outros avanços em acessibilidade. A previsão de término é de sete dias.

Melhorias

“Estamos aproveitando para substituir toda a instalação elétrica, que, por ser antiga e possuir paliativos, causavam frequentes problemas de som nos microfones durante as reuniões plenárias”, informa a vereadora Izabel Montenegro, ao acrescentar que outras adequações de acessibilidade serão feitas na Câmara, como no acesso principal ao prédio, que apresenta desconformidades.

“Todos esses serviços são supervisionados por um escritório de arquitetura, com pós-graduação em acessibilidade, a fim de que as obras atendam efetivamente às normas técnicas da ABNTT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e todos os procedimentos são regularmente informados de forma oficial ao Ministério Público”, informa a presidente.

Com informações da assessoria da Câmara Municipal de Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário