29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
14/08/2018 09:50
Atualizado
13/12/2018 07:26

Ipem realiza fiscalização em tacógrafos em veículos na BR-304, em Mossoró

Conforme explica o diretor do Ipem-RN, Cyrus Benavides, durante a operação os fiscais analisam se o instrumento está de acordo com a legislação metrológica vigente
Divulgação

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realiza nos dias 16 e 17 deste mês mais uma fiscalização de cronotacógrafos, também chamados de tacógrafos nos veículos que trafegam BR-304 em Mossoró. Também serão fiscalizados os veículos na rodovia que compreende os município de São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu, a BR-101A.

O cronotacógrafo é a "caixa preta" dos veículos de carga com peso acima de 4.536 quilos (caminhões, carretas, por exemplo) e de passageiros com mais de dez lugares (ônibus, transporte escolar, etc). Esse equipamento registra informações importantes do percurso, como o tempo de movimento, paradas e velocidade atingida pelo automóvel.

Conforme explica o diretor do Ipem-RN, Cyrus Benavides,  durante a operação os fiscais analisam se o instrumento está de acordo com a legislação metrológica vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo órgão. "Caso o cronotacógrafo esteja irregular, é emitido pelo Ipem um termo de ocorrência e posteriormente um auto de infração, que é encaminhado ao endereço do infrator", esclarece Benavides.

Para obter o certificado de verificação do cronotacógrafo, o proprietário do veículo deve procurar um posto de verificação autorizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No posto, é realizada a selagem e o ensaio com a emissão de um certificado provisório válido por 30 dias. Em seguida, o posto remete toda a documentação ao Ipem-RN e, após análise, aprova ou reprova os ensaios metrológicos realizados pelo posto autorizado. No caso da aprovação, é emitido um certificado válido por dois anos e, se reprovado, é gerada uma notificação.

A importância  da utilização do cronotacógrafo cresceu ao longo dos anos em virtude do número  de acidentes envolvendo ônibus e caminhões, por causa do excesso de velocidade praticado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário