01 MAI 2024 | ATUALIZADO 16:59
ESTADO
Da redação
19/08/2018 15:50
Atualizado
14/12/2018 08:03

RN terá sistemas de dessalinização movidos simultaneamente a energia solar e eólica

A informação é do secretário Estadual de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, Mairton França, que está em Brasília participando de uma série de reuniões a respeito do tema
O Rio Grande do Norte foi escolhido pelo Ministério do Meio Ambiente para implantar o sistema de dessalinização de água movido simultaneamente à energia solar e eólica. O investimento total previsto nesta segunda etapa do programa será de R$ 24 milhões.

A informação é do secretário Estadual de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, Mairton França, que está em Brasília, no Distrito Federal, participando de uma série de reuniões a respeito do Assunto.

Mairton informou que a reunião aconteceu sexta-feira, 17, com a coordenação nacional do Programa Água Doce, no dDepartamento de Revitalização de Bacias e Acesso à Água da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Participou da reunião, além de Mairton França, Ranielle Linhares, coordenador Estadual do Programa; Renato Saraiva, Coordenador Nacional; e Rafael e Anderson, assessores técnicos do Ministério do Meio Ambiente.

A pauta era a implantação da segunda etapa do Programa Água Doce no RN. “Ampliaremos para mais 35 sistemas de Dessalinização de Águas de poços em várias comunidades difusas (distantes de áreas urbanas)”, diz Mairton França.

A SEMARH já concluiu e entregou 68 sistemas por todo o Rio Grande do Norte. Sobre o novo sistema, movido a energia solar e eólica, ao mesmo tempo, Mairton França informou:

“O coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, nos deu a ótima notícia que o nosso estado foi escolhido pelo Ministério para receber os primeiros sistemas”, disse.

Ainda segundo Mairton França, o Rio Grande do Norte é dotado de condições climáticas favoráveis e considera grande avanço nas políticas de meio ambiente e de recursos hídricos.
 

RN já tem dessanilizador movido a energia limpa

O Rio Grande do Norte se destaca na dessalinização de água salobra com energia solar na localidade de Maria da Paz, no município de João Câmara. Segundo Mairton França esta unidade credencia o RN a receber os primeiros investimetos neste seguimentos do Ministério do Meio Ambiente.

Já na localidade de Caatinga Grande, no muncípio de São José do Seridó, a SEMAHR implantou uma unidade dessalizadora diferenciada, que proporciona a criaçao de tilapia rosa nos tanques de evaporação, além produzir alimentos para os caprinos.

O Programa Água Doce está presente em vários municípios do RN, que se destaca, e nos outros oito estados do Nordeste e em Minas Gerais.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário