26 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:57
POLÍTICA
Da redação
20/08/2018 13:15
Atualizado
14/12/2018 08:22

Mulheres representam apenas 30% dos candidatos do RN

Ao todo, 149 mulheres solicitaram registro de candidatura para as eleições de outubro; a maioria, 339 são homens. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral
No cenário onde o voto feminino foi pioneiro em todo o país - quando a mossoroense Celina Guimarães foi a primeira mulher a registrar-se como eleitora no ano de 1932 - a participação das mulheres na política potiguar ainda é tímida. 

Este fato pode ser constatado ao analisarmos a quantidade de candidatas mulheres nas eleições do próximo dia 7 de outubro.  Apenas 149 mulheres registraram pedido de candidatura para disputar cargo político no Rio Grande do Norte. O percentual é de 30,5% de um total de 488 registros.

Os homens ficam com a maior fatia: 339 registros, resultando no total de 69,5%. Os dados atualizados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

A maior diferença em números, entre homens e mulheres na corrida eleitoral é na disputa pelo Governo do Estado. Entre os oito candidatos há apenas uma mulher: a atual senadora Fátima Bezerra (PT). Na disputa pela Vice-governadoria há duas mulheres: Aparecida Dantas (PSOL) vice de Prof Carlos Alberto e Socorro Alves (PSTU), vice de Dário Barbosa.

Para o cargo de Senador/a, apenas quatro mulheres solicitaram registro de candidatura. No total, 15 se candidataram para as duas vagas disponíveis no Senado Federal.

Para Deputado Federal, o TRE recebeu 116 pedidos de candidatura. Apenas 33 são mulheres. Oito serão eleitos. Para Deputado Estadual, 311 se candidataram. 95 são mulheres. A Assembleia Legislativa oferta 24 cadeiras.

A maioria das candidatas são de partidos como PCdoB, Solidariedade, PT e Patri. 

Entre os nomes femininos que se candidataram estão: a vereadora de Mossoró Isolda Dantas (PT), a professora da UERN Telma Gurgel (PSOL), a ex-atleta Magnólia Figueiredo (Solidariedade), e a atual deputada federal Zenaide Maia (PHS).

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário