29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
20/08/2018 15:41
Atualizado
13/12/2018 06:07

Alexandre Motta comenta, em rádio, decisão da ONU que garante direitos políticos de Lula

O médico e também bacharel em direito comentou o assunto nesta segunda-feira, durante entrevista à rádio Minha Vida, de Martins
Arquivo
Assim como o procurador do Ministério Público Federal, Vladimir Aras, especialista em direito internacional que afirmou sobre o caráter obrigatório da liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que determinou ao Brasil garantir os direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo o de ser candidato, o médico e também bacharel em direito, Alexandre Motta, comentou o assunto nesta segunda-feira, durante entrevista à rádio Minha Vida, de Martins.

Durante o programa na rádio Minha Vida, do radialista José Nilson, o médico Alexandre Motta, também candidato ao Senado pela Partido dos Trabalhadores (PT), explicou que "não se trata de uma avaliação pessoal, mas de como se estabelece o direito internacional". Para ele, os tratados internacionais criam as chamadas "leis entre as partes", que foi promulgada em uma normativa legal em que obriga seus signatários a cumprir. O Brasil é signatário do que estabelece o Comitê de Direitos Humanos da ONU.



Mas, se não cumprir? "A recomendação da ONU é clara,  por assinar o cumprimento o Brasil precisa cumprir", explicou Alexandre, ao relacionar tal decisão à postura da Justiça no Brasil. "Isso nos leva a crer que estamos num regime de exceção".

O médico lembra da carta do papa Francisco para o ex-presidente Lula em que o conforta, fala do atual cenário político e "deseja fortuna". "Portanto, o Brasil com signatário se obriga a fazer. O Judiciário brasileiro vai tomar um posicionamento diferente? Isso comprovará à mídia internacional que o Judiciário brasileiro tomou partido", conclui.
 O  Brasil é Estado Parte do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, tratado internacional que tem vigência interna desde os anos 1990.

Ao ratificar o tratado, o Brasil se comprometeu voluntariamente, perante a comunidade internacional e a seus próprios cidadãos, a respeitar os direitos individuais, civis e políticos que constam no tratado, o que foi ratificado pela adesão voluntária do país ao Protocolo Facultativo ao PIDCP, que regula as comunicações individuais (petições de cidadãos) ao Comitê de Direitos Humanos, em 2009.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário