20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
POLÍCIA
Da redação
21/08/2018 09:42
Atualizado
14/12/2018 03:43

Justiça condena ex-diretor e empresário por desvios de dinheiro em obras na BR-101 no RN

Na mesma sentença, uma das acusadas foi absolvida e outra recebeu perdão judicial porque firmou delação premiada com o Ministério Público Federal
Divulgação/Comunicação PF-RN
Em mais um desdobramento da Operação Via Ápia, como ficou conhecida a denúncia de um esquema de corrupção em obras do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) no Rio Grande do Norte, o Juiz Federal Eduardo Dantas, da 14ª Vara no Estado potiguar, condenou duas pessoas, absolveu uma e aplicou o perdão judicial a outra.

Foram condenados Gledson Golbery de Araújo Maia, ex-diretor de Engenharia do DNIT, e o empresário Arlindo Cavalca Filho. No caso de Gledson Golbery foi condenado a 13 anos, 6 meses e 3 dias de reclusão e ao pagamento de 422 dias-multa, com cada dia-multa no valor de 1/30 do salário mínimo vigente. Como ele firmou o acordo de colaboração premiada,  a pena dele foi convertida a 4 anos, 6 meses e 1 dia de reclusão, inicialmente, em regime aberto. Mas a pena de multa se mantém no mesmo valor.

Sobre Arlindo Cavalca a pena foi de 6 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão e o pagamento de 194 dias-multa, com cada dia-multa no valor de 1/30 do salário mínimo vigente.

 Luciana Sbaraini foi absolvida no processo. Já Adla Érica de Queiroz Silva Maia recebeu o perdão judicial nos termos da colaboração premiada que firmou com o Ministério Público Federal.

A denúncia do Ministério Público Federal recaiu sobre favorecimento indevido de contratação para empresa Cavalca Construções e Mineração Ltda, da qual Arlindo Cavalca é sócio.

Operação Via Trajana - desdobramento da Operação Via Ápia
Em julho deste ano, a Polícia Federal deflagrou operação para reunir provas de desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, entre outros crimes, no RN e mais estados brasileiros. A ação apurou corrupção em contratos de obras na BR-101 e em outras obras de manutenção das rodovias federais no RN entre 2009 e 2010.

Ao todo, 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por 120 policiais federais em Natal e Parnamirim, no RN, e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Ceará e no Distrito Federal.

Um dos alvos foi a residência do ex-deputado federal João Maia, hoje presidente do PR no Rio Grande do Norte. Ele mora em Natal, onde foi cumprido um dos mandados de busca e apreensão.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário