24 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:35
VARIEDADES
Da redação
21/08/2018 14:48
Atualizado
13/12/2018 20:47

Mossoroense Marcus Lucenna lança CD e abre as comemorações pelos 30 anos de carreira

O 15º álbum do artista foi apresentado ao público no último sábado (18), em Fortaleza, e já se encontra disponível nas principais plataformas de streaming e serviços de venda online
Divulgação

O cantor e compositor mossoroense Marcus Lucenna está lançando em agosto o seu novo CD, "Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz". O 15º álbum do artista foi apresentado ao público no último sábado (18), em Fortaleza, e já se encontra disponível nas principais plataformas de streaming e serviços de venda online.  

O nome do álbum faz alusão à sua história de vida e trajetória artística, que se misturam à história do forró e de suas personalidades, entre elas Luiz Gonzaga. O repertório foi escolhido para representar musicalmente essa jornada. Além de músicas inéditas,  o álbum reúne  regravações em novos arranjos de sucessos autorais, de canções compostas em parceria com outros artistas e de clássicos do forró de compositores que lhe serviram de inspiração. O lançamento do mais novo trabalho abre as comemoração pelos 30 anos de carreira do artista, que serão completados em 2019.  

AS CANÇÕES - Das 15 faixas, sete são regravações de sucessos autorais, entre composições exclusivamente suas e em parceria com outros compositores. São elas "O Salvador Daqui", "APMAS", "Retirante", "Faísca na Gasolina", "Tome Cheiro" (com Roque da Paraíba e Edson Show), "Quero amar você", além de "Vida Retirêra (Hino da Feira de São Cristóvão)", cuja gravação contou com a participação especial de Adelson Viana, Chambinho do Acordeon, Marcelo Mimoso, Neidinha Rocha e Jadiel Guerra.   

 

As quatro inéditas são as autorais "Heroivô", "Fundamental", composta com João de Deus e Dedé Nepó, "A Mala do Folheteiro", uma parceria com Klévisson Viana, e "O Ritmo dos Corações", gravada com a participação especial de Chambinho do Acordeon.  No novo CD, Marcus Lucenna também empresta sua voz aos clássicos "Vassouras" (Gonzagão/David Nasser), "Forró de Cabo a Rabo" (Gonzagão/João Silva), "Coração de Fogueira" (Adelson Viana/Paulo Viana) e "Caboclo Sonhador" (Maciel Melo), esta última gravada ao lado do autor. 

"Estou muito feliz com esse novo álbum, porque ele celebra os 30 anos da minha carreira, que teve início em 1989 com meu primeiro LP, Cantolínea Psicordélica. De lá para cá, muitas coisas aconteceram na minha vida, mas meu trabalho nunca deixou de estar voltado para as coisas mais populares desse país: o forró, o baião, o xaxado, a marchinha junina, o xote, o brega, o samba, o choro. Agora, com esse novo álbum, caio na estrada novamente, assim como fiz em 89, para comemorar três décadas em que estive envolvido na resistência da cultura nordestina, tendo o privilégio de conviver com muita gente boa do nosso forró, do nosso cordel e da nossa música popular mais autêntica", afirma Marcus Lucenna.   

LIVRO - Além do CD, em breve Marcus Lucenna lançará outra obra em comemoração aos 30 anos de carreira: o livro "As aventuras de Marcus Lucenna, o Cantador dos Qu4tro Cantos, na corte do Rei Luiz". Na publicação, o poeta-cantador resgata passagens da sua vida pessoal e artística que se relacionam com a história do forró e de personagens marcantes do gênero, começando em Mossoró (RN), onde nasceu, e chegando ao Rio de Janeiro, onde está radicado desde os 17 anos. A publicação será lançada pela editora IMEPH, que também apoiou a produção do CD.  

 

SOBRE MARCUS LUCENNA - Natural de Mossoró (RN) e radicado no Rio de Janeiro, Marcus Lucenna é militante da cultura nordestina, tendo sido gestor do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão. Foi um dos responsáveis não só pela manutenção da feira no bairro como pela sua transferência para o interior do Pavilhão de São Cristóvão, onde está até hoje. 

 

Poeta, cantador e compositor por profissão, Marcus Lucenna lançou seu primeiro LP (Cantolínia Psicordélica) em 1989, pela Polygram, uma das maiores gravadoras do mundo à época. Foi o pontapé inicial para uma produção fonográfica que envolve 4 vinis e 11 CDs. O mais recente é "Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz". Um livro homônimo – onde o cantor relata passagens da sua vida que se relacionam com a história do forró e de personagens importantes do gênero – também será lançado em breve. 

No meio musical, é conhecido como "O Cantador dos Qu4tro Cantos" pela sua trajetória no ramo artístico e andanças pelo Brasil. Marcada pelo ecletismo, sua jornada musical passa pelo pé-de-serra e segue pela cantoria de viola, chorinho, lambada, tango, rumba e tudo mais que representa a alma do povo brasileiro e latino-americano. Já dividiu palco com nomes como Fagner, Elba Ramalho, Ednardo, Geraldo Azevedo e Tânia Alves e ocupa a cadeira número 7 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). 

 

FAIXAS E FICHA TÉCNICA DE "MARCUS LUCENNA NA CORTE DO REI LUIZ" 

 

1 – O Salvador Daqui 

(Marcus Lucena) 

 

2 – APMAS (O Avesso do Avesso) 

(Marcus Lucenna) 

  

3 – O Ritmo dos Corações 

(Marcus Lucenna) 

Participação: Chambinho do Acordeon 

  

4 – Heroivô 

(Marcus Lucenna) 

  

5 – Retirante 

(Marcus Lucenna) 

  

6 – Caboclo Sonhador 

(Maciel Melo) 

Participação: Maciel Melo 

  

7 – Vassouras 

(Gonzagão / David Nasser) 

  

8 – Faísca na Gasolina 

(Marcus Lucenna) 

  

9 – Tome Cheiro 

(Marcus Lucenna / Roque da Paraíba/Edson Show) 

  

10 – Quero Amar Você 

(Marcus Lucenna) 

  

11 – Fundamental 

(Marcus Lucenna / João de Deus / Dedé Nepó) 

  

12 – Forró de Cabo a Rabo 

(Gonzagão / João Silva) 

  

13 – A Mala do Folheteiro 

(Marcus Lucenna / Klévisson Viana) 

  

14 – Hino da Feira de São Cristóvão (Vida Retirêra) 

(Marcus Lucenna) 

Cantam Marcus Lucenna / Adelson Viana / Chambinho do Acordeon / Marcelo Mimoso / Neidinha Rocha / Jadiel Guerra 

  

15 – Coração de Fogueira 

(Adelson Viana / Paulo Viana) 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário