24 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
Da redação
22/08/2018 15:12
Atualizado
14/12/2018 01:04

Diretor do Ipem faz entrega em Mossoró de laboratório para exames de produtos

Na cidade, já foram tirados de circulação centenas de produtos irregulares que estavam causando prejuízo aos consumidores do RN
Divulgação
O diretor do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Cyro Benavides, esteve em Mossoró para fazer a entrega de laboratórios para exames de produtos pelo IPEM RN . Segundo ele, há três anos que os fiscais do órgão coletam produtos e examinam diariamente o tamanho, metragem, peso e quantidade das embalagens e rótulos , o que necessitou o investimento em equipamentos para o órgão..

Em Mossoró já foram tirados de circulação centenas de produtos irregulares que estavam causando prejuízo aos consumidores do RN .

Esta semana, o instituto trabalhou na fiscalização do cronotacógrafo, a "caixa preta" dos veículos de carga com peso acima de 4.536 quilos (caminhões, carretas, por exemplo) e de passageiros com mais de dez lugares (ônibus, transporte escolar, etc). Esse equipamento registra informações importantes do percurso, como o tempo de movimento, paradas e velocidade atingida pelo automóvel.
 
Conforme explica o diretor do Ipem-RN durante a operação os fiscais analisaram se o instrumento estava de acordo com a legislação metrológica vigente e se havia irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo órgão. "Em caso de cronotacógrafo irregular, é emitido pelo Ipem um termo de ocorrência e posteriormente um auto de infração, que é encaminhado ao endereço do infrator", esclarece Benavides.
 
"Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, nossa operação fiscalizou 475 veículos. Desse total, 43 estavam com o certificado de verificação fora da validade", declarou Marcos César Oliveira, coordenador de Operações do Ipem-RN.
 
Para obter o certificado de verificação do cronotacógrafo, o proprietário do veículo deve procurar um posto de verificação autorizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No posto, é realizada a selagem e o ensaio com a emissão de um certificado provisório válido por 30 dias. Em seguida, o posto remete toda a documentação ao Ipem-RN e, após análise, aprova ou reprova os ensaios metrológicos realizados pelo posto autorizado. No caso da aprovação, é emitido um certificado válido por dois anos e, se reprovado, é gerada uma notificação.
 
A importância da utilização do cronotacógrafo cresceu ao longo dos anos em virtude do número de acidentes envolvendo ônibus e caminhões, por causa do excesso de velocidade praticado.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário