26 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:17
POLÍCIA
Da redação
29/08/2018 13:11
Atualizado
14/12/2018 07:41

Justiça condena um e absolve outro no caso Hiroito Falcão; mais dois acusados estão foragidos

Servidor da Uern foi morto a tiros dentro de casa, no Abolição II, em Mossoró, em 3 de junho de 2017, durante um assalto em sua residência; Três investigados pela morte de Hiroito foram assassinados antes de irem a julgamento
Hiroito Gonçalves Falção - Foto: arquivo
Somente um dos acusados do assassinato do servidor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Hiroito Gonçalves Falcão foi condenado até o momento.

A sentença de Pedro Henrique da Silva foi assinada em 27 de março deste ano pela juíza Ana Cláudia Secundo. Pedro foi condenado a 20 anos de reclusão e 10 dias, além de multa.

No mesmo processo, consta a sentença de Jeffeson Batista Sousa Morais, que foi absolvido do crime por falta de provas. O Ministério Público também pediu a revogação de sua prisão preventiva. A defesa de Pedro Henrique recorreu da decisão.


Pedro Henrique foi condenado a 20 anos de reclusão 

Hiroito Falcão foi morto a tiros dentro de casa, no abolição II, em Mossoró, em 3 de junho de 2017, durante um assalto em sua residência. A vítima, que trabalhava na UERN, era muito querido na cidade.

Pedro Henrique e sua namorada Ivonete Tintino teriam se encarregado de levantar os dados da residência (sabia que na casa havia dinheiro e jóias) e repassado aos demais assaltantes, estavam num veículo.

No dia da ocorrência, Pedro Henrique fingiu ir buscar a namorada Ivonete Tintino. Ao invés de chama-la buzinando como fazia sempre, desta vez bateu no portão e Ivonete Tintino pediu que a dona de casa abrisse a porta.

Ao abrir a porta, foi rendida pelos dois assaltantes. Fora da casa Pedro Henrique se comportou como comparsa e não como assaltante. Isto ficou bem evidenciado nas imagens. Dentro da casa, estranhamente o sistema de monitoramento por vídeo havia sido desligado, possivelmente por Ivonete.

Dentro da residência, as vítimas estavam sendo rendidas por dois assaltantes. A vítima Hiroíto Falcão estava descansando no quarto e levantou repentinamente e foi baleado. Ivonete Tintino, que trabalhava de técnica de enfermagem na casa, não o socorreu.

Tentou chamar o SAMU e nem isto conseguiu. Hiroíto Falcão foi socorrido por uma enfermeira que mora perto da casa dele. Apesar dos esforços dos médicos, o tiro disparado pelo assaltante terminou por tirar sua via, levando um forte sentimento de revolta a população de Mossoró-RN.

Na época, Pedro Henrique da Silva, Ivonete Tintino, Jerfferson Batista, depois de um esforço do delegado de plantão Evandro Santos, foram presos e encaminhados à Cadeia Pública de Mossoró. O caso de Pedro Henrique, terminou confirmado no processo a participação dele direta no crime.

A Polícia explicou que Pedro Henrique era o proprietário da Biz que foi levada pelos assassinos de Hiroito Falcão, mas que isto seria apenas para despistar as investigações. Os policiais civis, mesmo assim, já viram ligações dele com crime. Teria passado informações para outros dois assaltantes.


A técnica de enfermagem Ivonete Tintino, morta,e Jeffeson Batista Sousa Morais, que foi absolvido por falta de provas

Para relembrar o caso, Pedro Henrique teria ido a casa de Hiroito Falcão buscar a namorada/mulher, que é técnica de enfermagem Ivonete Tintino. Lá teria simulado ter sido rendida pelos assaltantes no portão. Dentro de casa, aconteceu o assassinato.

Após o crime, os assaltantes fugiram na moto dele. A técnica de enfermagem Ivonete Tintino da Silva, de 40 anos, poucos dias depois, foi executada a tiros  no Abolição I (Baixinha). Outro envolvido no crime foi assassinado em frente ao Instituto Técnico-cientifico de Perícia (ITEP).

Outros acusados, Anderson Rocha de Oliveira e Michael Eduardo Rocha da Silva, foram citados, mas segundo a Justiça, não compareceram para o julgamento, nem constituíram advogados.

Segundo o promotor Ítalo Moreira Martins, ambos estão foragidos e com prisão decretada. Por conta disso, foi determinado a separação do processo, ou seja, somente Pedro Henrique e Jeffeson foram julgados, a priori. 


Anderson Rocha de Oliveira e Michael Eduardo Rocha da Silva estão foragidos

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário