25 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:17
MOSSORÓ
Da redação
02/09/2018 05:23
Atualizado
14/12/2018 07:56

Reajuste do diesel também atinge transporte coletivo em Mossoró

Segundo Waldemar Araújo, diretor da Cidade do Sol, concessionária do serviço em Mossoró, o diesel representa em média 23% do custo do sistema, atrás apenas da folha de pessoal
O reajuste de 13% no preço médio do diesel nas refinarias, anunciado hoje (31) pela Petrobras, também impacta fortemente o transporte coletivo em Mossoró. A alta agrava o desequilíbrio econômico do sistema e dificulta o esforço, dos últimos anos, para recuperação do serviço na cidade.
 
O diesel mais caro onera cada vez mais o transporte por ônibus e afeta a competividade do setor, que – a sofrer com custos crescentes, alta gratuidade, concorrência ilegal e outros problemas – sobrevive a duras penas no segundo maior município do Rio Grande do Norte.
 
Segundo Waldemar Araújo, diretor da Cidade do Sol, concessionária do serviço em Mossoró, o diesel representa em média 23% do custo do sistema, atrás apenas da folha de pessoal. Ele alerta que a contínua oneração do segmento prejudica, diretamente, o usuário de ônibus.
 

Ônus
 
“O passageiro pagante, o maior financiador do setor, acaba sendo sobrecarregado”, lamenta, ao acrescentar que a perda de produtividade dos ônibus acresce em até 25% o preço das passagens, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
 
“Precisamos desonerar o custo do transporte para torná-lo cada vez mais atrativo. E isso passa pela mudança da lógica hoje em vigor no Brasil. Temos que dar prioridade ao transporte coletivo em detrimento do individual”, sustenta Waldemar Araújo.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário