19 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:21
ESTADO
Da redação
04/09/2018 06:54
Atualizado
14/12/2018 08:55

Ideb 2017: MEC aponta crescimento do ensino médio nas escolas públicas do RN

De acordo com os dados, o RN alcançou a nota 2,9 no ensino médio, crescimento de 0,1 em relação a 2015, registrando, em pontos, um avanço superior a nove estados brasileiros.
Na manhã desta segunda-feira (3), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo ao ano de 2017, revelando que a educação do Rio Grande do Norte cresceu nos três níveis, se posicionando numa curva ascendente. 

De acordo com os dados, o RN alcançou a nota 2,9 no ensino médio, crescimento de 0,1 em relação a 2015, registrando, em pontos, um avanço superior a nove estados brasileiros. De acordo com o INEP, o RN foi um dos doze estados que apresentou ganhos de aprendizagem entre 2015 e 2017, no ensino médio, em Língua Portuguesa. 

No ensino fundamental, os dados apontam que nos anos iniciais, com a nota 4,6, a rede estadual do RN já alcançou mais do que a meta prevista para o IDEB de 2019. Com um crescimento de 0,1. Nos anos finais, o estado alcançou a nota 3,3, equiparando-se, em crescimento, com estados de orçamentos muito superiores. 

O índice divulgado é fruto de avaliações realizadas em outubro de 2017. A atual gestão da Educação assumiu a responsabilidade pela pasta em maio de 2016, planejando, com empenho, os caminhos necessários para fortalecer o ensino a partir do ano letivo de 2017, sendo exemplo a implantação de escolas em tempo integral e a expansão da rede de ensino técnico, saindo de uma para 60 unidades com 12 cursos ofertados. Se a avaliação fosse hoje, os resultados poderiam ser diferentes desses divulgados, haja vista o tempo de início dos projetos e a aplicação das provas. 

Um aspecto importante que deve ser observado é que a rede estadual de educação recebe estudantes de todas as redes de ensino, em especial no ingresso ao ensino médio, onde alunos dos anos finais do ensino fundamental migram das redes municipais para a rede estadual. Esse movimento traz a necessidade dos municípios também atingirem níveis satisfatórios de aprendizagem. 

A rede estadual de ensino conta com o compromisso de técnicos, gestores, professores e parceiros que estão colaborando para o RN alcançar um outro patamar de qualidade na educação, o que deverá ser captado nas próximas aferições do ensino público.  Aliado a esse compromisso, a gestão estadual criou um sistema próprio de avaliação e monitoramento de avaliação institucional, deu posse a 3 mil novos professores, ofertou a capacitação de equipes pedagógicas e gestores escolares, garantiu reajustes salariais, concedeu progressão de carreira (duas letras) e vem pagando, sempre dentro do mês trabalhado, os vencimentos dos educadores da rede estadual. Investimentos na infraestrutura das escolas também têm merecido atenção especial.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário