18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:21
ECONOMIA
Da redação
10/09/2018 06:45
Atualizado
14/12/2018 08:22

Finecap supera expectativa de público e estimula empreendedores de vários setores, diz Sebrae

Durante três dias, as empresas mostraram aos visitantes da Finecap os seus produtos e serviços de vários segmentos, como moda feminina e masculina, acessórios e serviços de beleza e saúde, automecânicas e agências de publicidade
Divulgação/Sebrae-RN

A exposição de produtos e serviços do comércio varejista durante três dias no maior evento de negócios da região Oeste do estado, atraiu um público significativo aos stands da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP 2018), de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN).

A feira aconteceu até este domingo (9) na Praça de Eventos da cidade de Pau dos Ferros, município que é polo econômico na mesorregião do Oeste. A julgar pela movimentação do primeiro dia, na sexta-feira (7), deverá se confirmar a expectativa dos organizadores que é de uma visitação de 200 mil pessoas nesta 22ª edição da feira.

Foram 120 stands expondo e comercializando produtos e serviços de empresas e de empreendedores da região.

No espaço do Sebrae/RN estavam 12 stands de empresas atendidas pelo setorial Comércio Varejista e Serviços, além de uma área institucional do Sebrae 45 Anos no Rio Grande do Norte. As empresas mostram aos visitantes os seus produtos e serviços de vários segmentos, como moda feminina e masculina, acessórios e serviços de beleza e saúde e de agências publicidade.

Do município de Pau dos Ferros estão expondo sete empresas: A Graciosa, Âncora Roupas e Acessórios, Casa Zen, JB Academy Hair, Julietas Brasil (moda praia feminina), Mecânica PDF do Núcleo Empreender e Promova Publicidade e de Apodi mais três: Amak Acessórios, Kelyta Moda Íntima e da Água Mineral San Valle. Além disso, o espaço conta com a participação especial da empresa seridoense Fátima Artesanatos Bordados de Caicó.

Pela primeira vez expondo na FINECAP, a psicóloga Aretuza Nogueira Ferreira de Freitas decidiu montar um espaço onde oferece experiências sensoriais com Shiatsu, uma técnica de massagem oriental feita através da pressão com os dedos, e reflexologia que é uma massagem com pressão nos pés com óleos e loções, o que produz efeitos noutras partes do corpo.

Estes são alguns dos serviços que Aretuza Nogueira oferece aos clientes na sua empresa. Para tanto, conta com o trabalho do marido e massoterapeuta, Teófilo de Freitas, na Casa Zen, empresa criada há 10 anos com o apoio e orientação empresarial da equipe do Sebrae, em Pau dos Ferros.

Agência Sebrae

Casal empreendedor, Aretuza e Teófilo de Freitas cuidam do bem estar dos clientesCasal empreendedor, Aretuza e Teófilo de Freitas cuidam do bem estar dos clientes
Segundo Aretuza Nogueira, a ideia de abrir o espaço Casa Zen surgiu do desejo de cuidar do bem-estar das pessoas, não apenas no aspecto psicológico, mas de uma forma holística. Com o apoio do marido, que já tinha se capacitado em técnicas da acupuntura e massoterapia, a psicóloga resolveu encarar o desafio de formalizar uma empresa numa cidade do interior, a fim de oferecer bem-estar e vida saudável aos potenciais clientes. “No início foi bem difícil, mesmo nós dois – eu e o meu marido – já tendo feito algumas massagens em pessoas, que se tornaram nossos clientes fiéis e faziam uma divulgação da experiência que tiveram com o nosso trabalho’, lembra Aretuza, que foi aconselhada por amigos a investir em mercados mais promissores, como na capital do estado.

O massoterapeuta, Teófilo de Freitas, reconhece a importância de participar da FINECAP para dar maior visibilidade à sua empresa, sobretudo no espaço montado pelo Sebrae que é, na sua opinião, uma instituição respeitada e de muita credibilidade. “Nós sempre recorremos ao Sebrae, desde o início da empresa, inclusive nos tornamos parceiros num programa de qualidade de vida no trabalho. Participar da feira no espaço do Sebrae é um diferencial, que vai nos trazer novas oportunidades de contatos importantes para futuras parcerias”, acredita.

A psicóloga Aretuza Nogueira explica que o maior propósito do seu trabalho é promover o bem-estar dos clientes para atenuar os efeitos indesejáveis da vida estressante, causada pelas incertezas e turbulências da atualidade. “Apesar da pequena demanda inicial, jamais pensamos em desistir, porque amamos o que fazemos. Mesmo sabendo que em momentos de crise, a primeira coisa que as famílias cortam do orçamento são o que consideram supérfluo, ainda que de forma equivocada”, recorda.

A missão da Casa Zen é atender o cliente na sua mais completa necessidade pessoal, causando bem-estar ao corpo e à mente, através de técnicas da acupuntura, as eficazes e eficientes massagem das pedras e óleos quentes, massagens modeladoras e relaxantes, reflexologia e drenagem linfática. Há também a massagem para gestantes, que beneficia o bebê ainda na barriga, e a Shantala, específica para o bebê depois que nasce. “Nós, inclusive, ensinamos aos pais para realizar esse tipo de massagem que acalma, evita cólicas e acalenta o sono do bebê. Além de fortalecer os laços afetivos entre pais e filhos”, explica.

Agência Sebrae

Empresa familiar tem como gestores Josilene e Cleodécio Chagas, que ancoram em Pau dos FerrosEmpresa familiar tem como gestores Josilene e Cleodécio Chagas, que ancoram em Pau dos Ferros
Há apenas dois meses em funcionamento em Pau dos Ferros, a empresa Âncora Roupas e Acessórios é a representante exclusiva na região da marca pernambucana XLZ Jeans. A aceitação do consumidor pauferrense foi tão rápida que estimulou o proprietário da empresa, Cleodécio Chagas de Oliveira, a apostar no êxito de conquistar ainda mais clientes de outras cidades ao ser expositor da feira regional. A empresa familiar conta com a gestão da esposa de Cleodécio, Josilene Hostio Oliveira, que está convencendo a filha a também se interessar pelo segmento do varejo.

Empreendedor na área de laboratório de análises clínicas, Cleodécio Chagas decidiu investir no varejo da moda, sobretudo na linha de peças em jeans, tanto femininas, como masculinas. “Na minha visão, o mercado de moda está sempre em alta, porque tem muitas novidades e as pessoas gostam de se vestir bem”, justifica. O empresário afirma que sentiu a necessidade de dar mais visibilidade ao novo negócio e procurou a equipe do Sebrae para solicitar um espaço na FINECAP. “Estando num espaço com a grife do Sebrae, eu sabia que era certeza de sucesso. Sempre tive esta instituição como um grande apoio aos meus empreendimentos, desde que comecei com o laboratório. Temos orientação, consultorias e capacitações de ótimo nível”, elogia.
 

Agência Sebrae

Empresária de Apodi, Kedima Midian, investe em shopping center de Pau dos FerrosEmpresária de Apodi, Kedima Midian, investe em shopping center de Pau dos Ferros
Participando pelo segundo ano consecutivo do espaço do Sebrae na FINECAP, a empresária Kedima Midian Alves de Oliveira da Costa e Silva, pretende abrir uma loja no Plaza Shopping Center, que ficará pronto até o final deste ano, em Pau dos Ferros. A sua marca Kelyta Moda Íntima, criada há 26 anos em Apodi, também foi mostrada nos desfiles da passarela do espaço do Sebrae. Para ela, a expectativa é que a sua linha de produtos de moda íntima e lingerie conquiste definitivamente o mercado de Pau dos Ferros. “A nossa participação na feira no ano passado foi muito bem sucedida. Tanto, que nos despertou o interesse de abrirmos uma loja juntamente com o shopping que está se instalando na cidade", explica Kedima Midian, que já tem lojas na Região Metropolitana de Natal e na cidade de Assú, além de negócios em Apodi e Caraúbas.

Atualmente a empresa Kelyta Moda Íntima emprega 20 funcionários na área de produção de peças íntimas e outras cinco nas lojas de varejo, o que aumentará para sete com a abertura da loja do shopping em Pau dos Ferros. Atendendo a uma clientela exigente e também ao consumidor sensível à preço, Kedima Midian garante que consegue ter um produto competitivo, usando como estratégia a variedade nas linhas de produto, de acordo com o perfil do consumidor. “Há clientes que preferem o produto tradicional e que tenha conforto e qualidade. Outras já se interessam pelas novas tendências da moda e que também tragam o conforto indispensável”, avalia Kedima, ressaltando a importância de participar da feira, que sempre dá um incentivo a mais para continuar investindo nos negócios.

Na passarela do espaço Sebrae acontecem nos três dias de feira os desfiles das empresas Âncora Roupas e Acessórios, A Graciosa, Fuxico Propaganda, Julietas Brasil e Requinte Modas (Pau dos Ferros), Kelyta Moda Íntima (Apodi), e Del Rayssa, de Jucurutu. “O objetivo dos desfiles é mostrar para os visitantes da FINECAP as empresas do comércio varejista e de serviços, dando mais visibilidade aos produtos e serviços que podem ser encontrados no comércio da nossa região”, afirma o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Alto Oeste, Rodolfo Barbosa Barreto, considerando que diante do cenário de crise econômica, é extremamente importante apoiar e fortalecer as empresas que geram empregos e renda para a sociedade local.

Segundo a Prefeitura Municipal, a realização da FINECAP coordenada pelas secretarias municipais de Educação e Cultura e de Turismo, tem como principal propósito incentivar e apoiar o turismo, a geração de emprego e renda e a cultura local e regional. Atividades associadas ao turismo, como o artesanato e a gastronomia são destaque na feira, que conta com um amplo espaço gastronômico para atender aos mais variados gostos dos visitantes e turistas da região e da capital do estado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário