29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
11/09/2018 15:19
Atualizado
13/12/2018 21:50

Fernando Haddad já candidato: “É hora de sair para a rua de cabeça erguida e ganhar essa eleição”

A unção de Haddad como candidato presidencial ocorreu em uma reunião da Executiva nacional do PT na capital paranaense. "Levamos a candidatura de Lula até o limite possível", afirmou ao EL PAÍS um membro da Executiva
NELSON ALMEIDA/AFP
Do El País

Depois de esticar a decisão oficial até o último momento possível, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou nesta terça-feira o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como seu candidato à Presidência da República. Haddad assume o lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cabeça da chapa petista, com a tarefa de levar o partido ao segundo turno e de mostrar aos eleitores que é o verdadeiro herdeiro político do ex-metalúrgico, preso há cinco meses em Curitiba e impedido de concorrer com base na Lei da Ficha Limpa. A troca ocorre no último dia do prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o partido indique o substituto de Lula, cuja inelegibilidade foi declarada em 1º de setembro.

A unção de Haddad como candidato presidencial ocorreu em uma reunião da Executiva nacional do PT na capital paranaense. "Levamos a candidatura de Lula até o limite possível", afirmou ao EL PAÍS um membro da Executiva do PT. A decisão oficial do partido foi anunciada na porta da Polícia Federal em Curitiba. O fundador do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh leu uma carta escrita por Lula, em que o ex-presidente afirmou que teve que tomar uma decisão no limite importo pela Justiça. "Haddad é nosso coordenador do programa de Governo para tirar o Brasil da crise", ressaltou. "Eu sei que um dia a verdadeira Justiça será feita e será reconhecida minha inocência. E nesse dia eu estarei junto com o Haddad para fazer o Governo do povo e da esperança. Nós todos estaremos lá, juntos, para fazer o Brasil feliz de novo", disse ele, na carta. "Fernando Haddad será Lula para milhões de Brasileiros", complementou. "Até a vitória", finalizou.

Emocionado, Haddad disse em seu pronunciamento sentir "a dor de muitos brasileiros e brasileiras que não verão o presidente que escolheram subir a rampa do Palácio do Planalto” . Exaltou ainda os programas do Governo Lula. "É hora de sair para a rua de cabeça erguida e ganhar essa eleição. Vamos ganhar por Lula, pelo PT e pelos movimentos sociais."

Oficialmente, a campanha do ex-prefeito paulista dará a largada oficial na quarta, com uma reunião da coordenação da candidatura em São Paulo. Haddad terá como vice Manuela D'Ávila, do PCdoB, a principal sigla aliada na coligação. A operação de substituição do maior líder petista pelo ex-ministro da Educação vem sendo conduzida diretamente da sala do prédio da Polícia Federal onde o ex-presidente está detido. Nesta segunda-feira, Haddad esteve por duas ocasiões com Lula e cancelou sua participação num ato político em São Paulo que estava previsto para a noite. Dormiu em Curitiba e, na manhã desta terça-feira, se encontrou de novo com o ex-presidente. Deixou a prisão com a carta, posteriormente projetada em um telão da reunião da Executiva.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário