19 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:48
ESTADO
Da redação
14/09/2018 05:37
Atualizado
14/12/2018 03:24

Por ser ficha suja desde 2008, prefeito do Alto do Rodrigues finalmente é afastado do cargo

Decisão do TSE foi publicada na edição desta quinta-feira, 13, no Diário Oficial da União; Assume o presidente da Câmara Nixon Barracho, com a missão de convocar novas eleições municipais nos próximos 90 dias
10 anos depois o Tribunal Superior Eleitoral fez valer a Legislação Eleitoral e afastou o prefeito Abelardo Rodrigues Filho do cargo de prefeito no município do Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte. A decisão está publicada no Diário da Justiça deste dia 13 de setembro de 2018.

Com a publicação da decisão no DOU, o Tribunal Regional Eleitoral é informado e notifica o Fórum Municipal de Pendências para cumprir a ordem judicial. Com o afastamento do prefeito Abelardo Rodrigues, assume o presidente da Câmara, Nixon Barracho, interinamente, com a missão de convocar novas eleições.

Abelardo Rodrigues teve o mandato cassado em 2008 por abuso de poder econômico e também compra de votos. Em 2012, Abelardo Rodrigues Filho não poderia ser candidato, porque estava enquadrado na Lei da Ficha Limpa por 8 anos. Pediu registro e conseguiu uma liminar.

Em 2015, ainda continuava sem poder concorrer, mas conseguiu liminar de novo. Foi eleito para o cargo de prefeito do Alto do Rodrigues. Agora, finalmente, os ministros do TSE, na relatoria do ministro Luis Fux, decidiram por afasta-lo para cumprir a suspensão de 8 anos sem poder concorrer as eleições.


O município do Alto do Rodrigues, que tem pouco mais de 14 mil habitantes, após a saída do ex prefeito Eider Medeiros, passa por uma situação de penúria, no que se refere a investimentos, apesar de o município ser rico em arrecadação de royalties de petroleo e também ISS das prestadoras de serviços da Petrobras.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário