28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
06/12/2018 08:31
Atualizado
14/12/2018 03:30

Semarh promove oficinas sobre situação das nascentes do rio Apodi-Mossoró

Os eventos iniciaram na última terça-feira (18) e prosseguem até o dia 27 deste mês, nos municípios de Coronel Joao Pessoa, Dr. Severiano, Martins, Portalegre, Luís Gomes, Tenente Ananias e São Miguel
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está promovendo oficinas para discutir a situação das nascentes do Rio Apodi-Mossoró. Os eventos iniciaram na última terça-feira (18) e prosseguem até o dia 27 deste mês, nos municípios de Coronel Joao Pessoa, Dr. Severiano, Martins, Portalegre, Luís Gomes, Tenente Ananias e São Miguel. 
 
O objetivo das oficinas é apresentar o diagnóstico produzido pela Semarh no âmbito do programa “Plantadores de Água” e montar um plano de trabalho, em conjunto com a sociedade das bacias.
 
Para produção do diagnóstico foi realizado um trabalho de campo, identificando os principais problemas, cadastrando proprietários rurais e conversando com os gestores de municípios onde existem nascentes perenes.
 
“Identificamos 59 nas nascentes perenes e percebemos que a maioria delas se encontra com algum grau de antropização, ou seja, níveis variados de degradação causada por interferência humana”, destaca Mairton França, Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
 
“Nesses eventos vamos discutir quais iniciativas ambientais deverão ser executadas e quem pode auxiliar nas ações. Também vamos escolher um grupo para ser capacitado e funcionar como multiplicadores” explicou a Coordenadora de Meio Ambiente e Saneamento da Semarh, Clara Câmara.
 
A Semarh criou o programa  “O Plantadores de Água” para  auxiliar no processo de recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares, bem como conscientizar a população do entorno acerca dos cuidados e os usos devidos das áreas que circundam o local de preservação. A próxima bacia hidrográfica a ser trabalhada é a do rio Potengi.
 
Hoje, a oficina acontecerá na Câmara de Vereadores do município de Coronel João Pessoa, às 14 hs. Segue em anexo a programação dos eventos da próxima semana.

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário