VARIEDADES

Cosern tira dúvidas sobre uso de energia elétrica em casa; confira

Foto: Agência Brasil
21 Set
09:01 2018
A+   a-
Da redação

Quando o assunto é energia elétrica, logo pensamos em economia e, portanto, muitas dúvidas surgem na cabeça dos consumidores à respeito dos gastos de cada eletrodoméstico.

Sendo assim, é importante estar por dentro do funcionamento dos eletrônicos, pois esta é uma maneira de economizar no consumo e, consequentemente, evitar que a conta não estoure o orçamento familiar.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, preparou uma série de respostas para algumas das curiosidades dos consumidores, que podem proporcionar economia no uso dos aparelhos domésticos.

Curiosidades:

O ar condicionado consome muita energia elétrica?

Sim, o ar condicionado é um grande vilão na conta de energia, então, a orientação é abrir as janelas e deixe o ar natural ventilar a casa. Além da utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. A orientação é ajustar a temperatura do equipamento para cerca de 23°C a 25ºC, e intercalar com ventiladores. É importante promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

Um aparelho gasta energia enquanto está conectado na tomada, mas desligado?

Os aparelhos que possuem visores com relógios e outras informações, como fornos de micro-ondas, estão constantemente ligados, apesar de não estarem operando a sua função principal. Qualquer aparelho que possua um controle remoto, ao ser desligado, permanece apenas em stand-by, com os sensores e outros componentes funcionando continuamente. Desta forma, mesmo que você veja televisão apenas uma ou duas vezes por semana, o seu aparelho de TV está continuamente ligado e gastando uma pequena quantidade de energia.

Isso serve também pra carregadores de celular, que conectados o tempo inteiro na tomada estão gastando energia, mesmo que em menor “volume” do que quando o aparelho está sendo recarregado.

Na hora de lavar e passar é melhor juntar muitas peças ou separa-las por dias na semana?

Junte grande quantidade de roupas e passe e lave de uma só vez, aproveite para colocar a quantidade máxima de roupa na máquina, que deve ter o Selo PROCEL de eficiência, e assim reduzir o número de vezes em que o equipamento é ligado. Mantenha o filtro da máquina de roupas sempre limpo.

O ferro de passar também deve ser utilizado com inteligência. Desligue quando for interromper o serviço. Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido e comece pelas peças mais leves. Nada de ligar o ferro para passar cada peça em momentos diferentes.

Como reduzir o consumo de energia com chuveiro elétrico na hora do banho?

Use a chave seletora na posição verão, que reduz o consumo de energia em até 30%. Nessa posição, a água vai esquentar sem gastar tanta energia. Evite também banhos demorados e em horários de pico (de 18h às 21h). Ao se ensaboar, desligue a torneira do chuveiro.

As lâmpadas LED são as mais econômicas entre as outras?

Isso mesmo, as lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 30% no consumo mensal de uma residência, além de possuir uma vida útil estimada em 10 anos (25 mil horas).

Durante o dia, aproveite a iluminação natural. Abra janelas e cortinas. Apague as lâmpadas de ambientes desocupados. Procure pintar paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz e diminuem a necessidade da iluminação artificial.

Como fazer um uso eficiente de Geladeira e freezer?

Instale em locais afastados de parede, sol e fogão. Tire e guarde alimentos de uma só vez. Não guarde alimentos quentes, nem sem tampas. Não forre as prateleiras, pois dificulta a circulação do ar. Não coloque roupas para secar na parte de trás. E lembre- se de não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.

Fazendo uso eficiente de energia, o consumidor pode ter até 40 % de desconto em sua conta de luz. A Cosern aconselha também a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;

• Usar o aplicativo da Cosern para agilizar o atendimento; ou

• Telefonar para o 116.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIOS