ESTADO

Cosern e Senai celebram termo de cooperação para incentivar projetos de inovação

Foto: Divulgação
24 Set
09:48 2018
A+   a-
Da redação

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), celebram, nesta terça-feira (25), um termo de cooperação  para o desenvolvimento de  soluções inovadoras em Eficiência Energética.

Direcionado às Startups, Micro e Pequenas Empresas e, também, ao Micro Empreendedor Individual (MEI). A iniciativa irá selecionar projetos que receberão aporte para o desenvolvimento de novas tecnologias ou metodologias focadas em eficiência energética.

Chamada de Desafio Nova Energia, a ação faz parte do Edital de Inovação para a Indústria, do Senai e recebe suporte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, e das demais distribuidoras do Grupo Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O intuito é fomentar o desenvolvimento de projetos em três áreas de interesse: soluções para redução do consumo de energia nas unidades consumidoras, geração distribuída e novas tecnologias educacionais com foco no tema de eficiência energética. O projeto deve incentivar o desenvolvimento de soluções inteligentes que facilitem maior eficiência no uso diário da energia elétrica. Além do suporte do Senai, a iniciativa conta, ainda, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

A seleção será realizada por chamada pública, com a publicação do edital no dia 10 de outubro, pelo Senai -Cimatec, e replicação nos sites das distribuidoras:  Cosern (RN), Celpe (PE), Coelba (BA) e Elektro (SP/MT). As ideias selecionadas receberão aporte da concessionária no valor de R$ 600 mil, e mais R$ 600 mil em horas técnicas de especialistas e uso de infraestrutura do Senai,  em um período de até 12 meses. 

Assinatura – Participam da formalização do convênio, na sede da Fiern, o diretor presidente da Cosern, Luiz AntonioCiarlini, o diretor do Senai Rio Grande do Norte, Emerson Batista, o diretor de Inovação do Sistema Fiern, Djalma Barbosa Júnior, o gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Senai - Cimatec, Flávio Marinho e a gerente de Eficiência Energética da Celpe, Ana Mascarenhas.

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, aCosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Serviço

Assinatura do termo de cooperação Cosern - Senai

Local: Sede Fiern - Avenida Senador Salgado Filho, 2860, em Lagoa Nova

Data: 25/09

Horário: 9h

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIOS