20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
Da redação
27/09/2018 06:52
Atualizado
14/12/2018 01:12

Com o tema “Nos Trilhos da História”, Cortejo da Liberdade encerra comemorações do dia 30 de setembro

A data celebra o pioneirismo abolicionista de Mossoró pela libertação de seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea ser promulgada no país
Valéria Lima/Arquivo Mossoró Hoje

Os últimos preparativos para o Cortejo da Liberdade 2018 seguem a todo vapor. Com o tema “Nos Trilhos da História”, o desfile percorre a Avenida Rio Branco no feriado do dia 30 de setembro, a partir das 19 horas. A data celebra o pioneirismo abolicionista de Mossoró pela libertação de seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea ser promulgada no país.

O cortejo faz parte do programa da Festa da Liberdade e envolve grupos, movimentos sociais, igrejas e outros segmentos organizados. O desfile desse ano contará com 24 alas e a participação das escolas municipais, estaduais e particulares, além de estabelecimentos de ensino de outras cidades, como Macau e Quixeré. “As alas foram dividas com os quatro atos que serão identificados por alegorias que retratam o motim das mulheres, a resistência, a abolição e o voto feminino”, explica Liana Duarte, uma das responsáveis pela direção do cortejo.

O tradicional desfile cívico, militar e cultural envolve aproximadamente 2500 pessoas e sairá da frente da Praça de Esportes em direção a Estação das Artes. “Para esse ano, a ala da rede municipal de ensino virá toda coreografada”, antecipa Messias Gomes, que também faz parte da equipe de direção do desfile.

Em comemoração a data de 30 de setembro, também está sendo realizado o espetáculo Auto da Liberdade, que encena os fatos históricos que enaltecem a cultura de liberdade da cidade de Mossoró. Este ano o espetáculo está sendo retratado no palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, até o dia 28 de setembro. Com direção de Marcos Leonardo, coreografia de Roberta Schumara e participação de 40 atores e bailarinos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário