29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
28/09/2018 22:29
Atualizado
14/12/2018 10:01

CNJ afasta juiz que planejava prejudicar a eleição mandando recolher urnas pouco antes da eleição

Magistrado Eduardo Luiz Rocha Cubas, que tem relação próxima com o deputado Flávio Bolsonaro, filho de presidenciável Jair Bolsonaro, queria usar o Exercito para recolher as urnas no dia 5 de outubro; O Exercito comunicou ao CNJ

Por Gabriela Coelho, do Consultor Juridico

O Conselho Nacional de Justiça adotou providências cautelares para evitar que o juiz Eduardo Luiz Rocha Cubas, do Juizado Especial Federal Cível de Formosa (GO), prejudicasse deliberadamente a realização da eleição no dia 7 de outubro, após pedido da Advocacia-Geral da União.

Veja mais
Juiz Eduardo Cubas ao lado de Flavio Bolsonaro critica urnas eletrônicas e coordena campanha por candidaturas avulsas




A ação corre no CNJ sob sigilo. No pedido, a AGU afirmou que  magistrado planejava conceder uma liminar no fim do dia 5 de outubro determinando que o Exército recolhesse urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação.

"A liminar seria concedida no âmbito de uma ação popular que questiona a segurança e a credibilidade das urnas. O comportamento suspeito do juiz começou a partir do momento em que ele permitiu a tramitação da ação no juizado, em afronta à Lei nº 10.259/11, que regulamenta os juizados especiais federais, e dispõe expressamente que tais juizados não têm competência para julgar ações populares", disse a AGU no pedido.

Má-fé
Para a AGU, estas circunstâncias comprovam que o magistrado pretendia se aproveitar do cargo e "do poder coercitivo que um provimento jurisdicional para atingir objetivos políticos, em especial inviabilizar a realização das eleições ou desacreditar o processo eleitoral como um todo".

Ainda segundo a AGU,  entre as ações de má-fe, o magistrado deixou de digitalizar os autos, conferiu ao processo sigilo judicial sem qualquer fundamento legal e não intimou a União para tomar conhecimento da ação.

Além disso, segundo reclamação da AGU, o juiz foi pessoalmente ao Comando do Exército, em Brasília, onde se reuniu com militares para antecipar o conteúdo da decisão que prometeu proferir no dia 5 de outubro com a expectativa declarada de que: as Forças Armadas pudessem desde já se preparar para o cumprimento da determinação futura que receberia para recolher urnas; não houvesse tempo hábil para a decisão ser revertida pelo próprio Judiciário.

"Essa desleal conduta evidencia o propósito manifesto do juiz em fazer valer sua desarrazoada ordem no dia das eleições, causando sério risco ao processo democrático", alertou trecho da reclamação da AGU.

Clique aqui para ler o pedido da AGU. 
Para ler a matéria no site AQUI.
Mesma noticia foi destaque também
No Estadão 
Na Folha
Na Gazeta do Povo
No O Globo

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário