MUNDO

Terremoto de 7.5 seguido de tsunami mata mais de 800 em Ilha da Indonésia

Foto: Reprodução
30 Set
09:37 2018
A+   a-
Da redação
A Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNOB), da Indonésia, através de seu porta voz Sutopo Purwo Nugroho, disse que o número de vítimas subiu para 832 após os terremotos seguidos de tsunami nas regiões de Palu e Donggala, na Ilha de Célebes, há dois dias.

Maior impacto foi em Palu, capital de Célebes Central. Têm 350 mil habitantes. O segundo maior impacto foi Donggala, que têm 277 mil habitantes. O primeiro impacto foi do terremoto 6.1 na escala Richter. Em seguida teve outro de 7.5 e este veio com um gigantesco tsunami, que devastou a região costeira, causando as mortes.

Em vários videos divulgados no Youtube mostram os estragos causados pelos terremotos, tsunamis.


Vários outros pequenos tremores passaram a ser registrados em seguida pelas autoridades locais. O presidente da Indonésia escreveu no Twitter: “Quero ver eu mesmo e me assegurar que a resposta ao impacto ao terremoto e do tsunami em Célebes Central chegue a todos nossos irmãos de lá. Peço a todo o País que reze por eles”.

Conforme as agências de notícias internacionais neste domingo, entre os problemas, destaca-se a necessidade de mobilizar equipes para resgatar pessoas que ficaram presas em destroços de prédios que desabaram, a exemplo do Hotel Roa Roa, em Palu, e restabelecer os serviços básicos.
 
O Itamaraty informou que não tem brasileiros entre as vítimas, entretanto reconheceu que precisa acompanhar a questão mais de perto para ter certeza.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIOS