28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
POLÍCIA
Da redação
08/10/2018 12:31
Atualizado
14/12/2018 03:47

Parceria da Câmara de Mossoró com o Grupo Reviver oferece mamografias gratuitas

Dentro da campanha Outubro Rosa, a parceria oferecerá cerca de 210 exames, numa média de 60 a 70 por dia
O Grupo Reviver, em parceria com a Câmara Municipal de Mossoró, realizará exames de mamografia gratuitos, nos dias 15, 16 e 17 deste mês, das 8h as 17h, na unidade móvel da entidade, que ficará estacionada em frente à sede do Legislativo (Palácio Rodolfo Fernandes, Rua Idalino de Oliveira, s/n, Centro).

Dentro da campanha Outubro Rosa, a parceria oferecerá cerca de 210 exames, numa média de 60 a 70 por dia. O público alvo são mulheres acima de 40 anos. Pessoas com menos de 50 anos, precisam apresentar Cartão SUS, Identidade e requisição médica; entre de 50 a 69 anos, apenas Cartão SUS e Identidade.

Os exames são feitos por demanda espontânea, com distribuição de fichas a cada manhã, antes do início do atendimento. As pacientes eventualmente detectadas como portadoras de nódulos, cistos e tumores da mama serão, de imediato, encaminhadas para atendimento médico especializado.

Tecnologia
A unidade móvel, denominada Savana Galvão, é equipada com um mamógrafo digital, para que os laudos médicos sejam recebidos on line, com emissão de pareceres e devolução às pacientes no mesmo dia. O grupo Reviver foi fundado por voluntários em 2012, em Natal, e começa a expandir para o interior.
A presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro, diz a iniciativa é mais uma contribuição do Legislativo contra o câncer. “A mamografia é o exame mais completo para detecção do câncer de mama, e o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Agradecemos ao Reviver pela parceria”, diz.

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, e responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário