25 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:49
POLÍCIA
Da redação
14/10/2018 20:01
Atualizado
13/12/2018 19:00

Terminal Turístico iniciado no Governo Vilma e abandonado no Governo Rosalba em Apodi

Estrutura estava praticamente pronta, precisando tão somente de poucos investimentos para os comerciantes se instalarem no local; Veja FOTOS feitas por Moésio Marinho, mostrando o abandono do terminal
O Terminal Turístico da Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, foi ganhou forma no final do Governo Vilma de Faria (2006-2010), com um investimento de R$ 2,7 milhões, entretanto, a obra foi abandonado no Governo Rosalba Ciarlini (2011-2014).

A Conclusão da Barragem de Santa Cruz possibilitou a transformação do local num ponto turístico. Vários barraqueiros se instalaram no local, mesmo em frente às comportas e o paredão de sangria. Quando enche, a sangria é um espetáculo a parte.

A estrutura de alvenaria da Barragem de Santa Cruz tem quase 3 km de extensão e cerca de 60 metros de altura, com capacidade para armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água, sendo o segundo em tamanho e capacidade de armazenamento de água doce no RN.

O reservatório é usado para produção de Tilápia do Nilo e abastecimento das cidades do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Deveria ser usada também para irrigar a produção de frutas na região da Chapada do Apodi, porém esta obra também não foi concluída.

O que seria a conclusão do empreendimento hídrico, começou no Governo Wilma de Faria. O balneário da barragem seria urbanizado, com a construção de uma área de lazer com 10 quiosques, iluminação e estrutura de estacionamento para os visitantes.

Com a conclusão do Governo Vilma Faria, teve início o Governo Rosalba Ciarlini, que apesar das cobranças dos moradores, representados pelo então presidente da Associação dos Barraqueiros de Santa Cruz, Carlos Ferreira de Sales, não concluiu a obra.

Em 2013, com três anos de abandono, a estrutura já estava totalmente comprometida. A então Governadora Ciarlini não destinou recursos para concluir a obra. O seu sucessor assumiu no início de 2015, porém o estado entrou em crise financeira e também não concluiu a obra.

Neste final de semana, o bombeiro Moésio Marinho, que é de Apodi, fez um registro fotográfico do quadro desolador do que seria o Parque Ecológico e Balneário de Esporte e Lazer na Barragem de Santa Cruz em Apodi-RN.









Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário