27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
ESTADO
Da redação
16/10/2018 14:29
Atualizado
13/12/2018 08:09

"Manter a UERN como patrimônio do povo do RN é nossa missão”, diz reitor Pedro Fernandes

A declaração foi dada pelo reitor da universidade estadual durante sessão solene na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16), ocasião em que a UERN foi homenageada pelos seus 50 anos de história
Vanessa D´Olivier
"Manter a UERN como patrimônio do povo do RN é nossa missão”. A declaração do reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro, foi dada nesta terça-feira (16), durante sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

A solenidade homenageou os 50 anos de história da instituição, com inúmeros benefícios ao povo norte-rio-grandense. A sessão foi proposta pelo deputado Beto Rosado (PP) e presidida pelo deputado Walter Alves (DEM).

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel participaram da solenidade, juntamente com a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, o professor e vereador Francisco Carlos, representando a Câmara Municipal de Mossoró, além de prefeitos de municípios do Rio Grande do Norte que prestigiaram a solenidade.

Da bancada federal do RN participaram os deputados Walter Alves e Felipe Maia, além do senador José Agripino. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e também pela Internet. Na ocasião, foi exibido o vídeo institucional dos 50 anos da UERN.

Em sua fala, o reitor Pedro Fernandes agradeceu a homenagem e resgatou a história da UERN, ressaltando a importância da Instituição para o RN e seu potencial de transformar vidas a partir da educação. “A UERN é uma Universidade inclusiva, com a missão de formar, produzir e disseminar o conhecimento em nosso Estado. Abrangemos todo o interior. Conforme o Conselho Estadual de Educação, a cada 20 diplomas de professores da Educação Básica, 17 são da UERN. Manter a UERN como patrimônio do povo do RN é nossa missão”, afirmou Pedro Fernandes.


Foto: Vanessa D'Olivier

Outro destaque da fala do reitor foi a luta pela autonomia financeira: “A autonomia de gestão financeira e patrimonial é nosso objetivo, meta, que consiste, dentre outros aspectos, em definir, em regulamento próprio, aprovado nos conselhos superiores, normas e procedimentos de elaboração, execução e controle do orçamento. A defesa e a materialização da autonomia de gestão financeira e patrimonial devem nos unir e mobilizar nossas energias e relações para sua concretização. É uma luta de todos nós”, enfatizou Pedro Fernandes.

Representando a Câmara Municipal de Mossoró, o professor Francisco Carlos falou sobre os trabalhos da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN. Já a secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa, ressaltou a importância da UERN: “O dia de hoje homenageia a UERN e, portanto, o povo potiguar. Importante o reconhecimento ao trabalho da UERN pela Educação. Os desafios da UERN para os próximos 50 anos são muitos, contudo nenhum país consegue ser digno se não educar com excelência”.

A solenidade também contou com as falas do senador José Agripino e do deputado Felipe Maia. “A UERN é um marco na educação no interior do nosso Estado”, declarou José Agripino. Já Felipe Maia falou sobre a abrangência da Universidade, ressaltando seu potencial.

Ao término da solenidade, o deputado Walter Alves anunciou a dotação de emendas para a Universidade. “O senador Garibaldi vai destinar emenda para 2019 à UERN e eu irei alocar emenda de R$ 200 mil para a UERN”, concluiu.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário