28 MAR 2024 | ATUALIZADO 08:36
MOSSORÓ
Da redação
23/10/2018 14:05
Atualizado
13/12/2018 16:49

URSAP promove Oficina sobre prevenção e Controle do Câncer

A oficina foi conduzida por profissionais que são referência em Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica na II Ursap, Vilcelânia Alves Costa e Vera Cristina Vale
A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, realizou nesta terça-feira (23), às 9h, uma Oficina de Capacitação de Multiplicadores para a Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis e Prevenção de Câncer. Destinada a coordenadores municipais da Rede de Atenção Básica do SUS e a profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a oficina capacitou os profissionais como multiplicadores de conhecimento em alimentação, nutrição, atividade física e prevenção de câncer, a fim de que eles incluam o tema nas suas atividades de rotina profissional e desenvolvam ações no âmbito da Atenção Básica.

A oficina foi conduzida por profissionais que são referência em Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica na II Ursap, Vilcelânia Alves Costa e Vera Cristina Vale, respectivamente. Vilcelânia Costa explicou que o câncer faz parte do grupo das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que ultimamente são a principal causa de morte no Brasil. “Ao contrário do que aponta o senso comum, os genes herdados da família representam tão-somente de 5% a 10% dos casos, sendo os fatores ambientais e os modos de vida as principais causas da doença”, explica Vilcelânia Alves.

Para Vera Cristina Vale uma alimentação saudável, aliada à prática regular de atividade física e peso corporal adequado, aproximadamente 1 em cada 3 casos dos tipos de câncer mais comuns no nosso país possa ser prevenido. Além disso, 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil são atribuídos ao sobrepeso e obesidade, sugerindo uma carga significativa de doença pelo excesso de gordura corporal. “Por isso é fundamental orientar a população sobre as consequências da obesidade e a importância de prevenir o aparecimento precoce de doenças decorrentes do excesso de peso”. “Os índices são alarmantes, e nós precisamos frear o avanço da obesidade ente a população”, alerta.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário