27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
ESTADO
Da redação
29/10/2018 13:26
Atualizado
14/12/2018 02:52

Estudantes de São Miguel protestam por falta de ônibus para chegar à universidade

A Prefeitura Municipal comunicou que retorna com o serviço a partir desta segunda, 29, mas que só os beneficiários do Bolsa Família terão acesso aos transportes; Medida é de contenção de despesas, segundo Executivo Municipal
Cedida
Há cerca de um mês, estudantes do município de São Miguel, na região do Alto Oeste potiguar, enfrentam dificuldade para chegar até à universidade, em Pau dos Ferros, que fica a 42,3 km. O motivo: falta de transporte, que era custeado pela Prefeitura Municipal. Essa não é a primeira vez que os alunos sofrem com o problema.

No último sábado (27), dezenas de estudantes realizaram manifestação em frente à Prefeitura de São Miguel, com o intuito de cobrar a oferta do transporte para que pudessem chegar à universidade.

A estudante de Direito, Sandy Torres afirmou que para não perder as aulas a maioria dos estudantes está pagando transporte particular. Cada aluno paga R$ 35,00 por semana, totalizando R$ 140 por mês. No entanto, muitos não têm como pagar. "Tem alunos que já trancaram seu curso porque não tem condições de pagar o transporte, pais pedindo dinheiro emprestado para não ter que trancar a faculdade dos filhos", relatou a jovem.

Ao todo, cerca de 350 estudantes viajam de São Miguel a Pau dos Ferros todos os dias para estudar. "Tem alunos que estão deixando de lanchar e tirar xerox e apostilas para ver se conseguem pagar o ônibus", revelou Sandy Torres.

A gestão do prefeito Zé Gaudêncio (PSD), publicou comunicado a respeito do problema. Informou que o transporte será retomado já a partir desta segunda, dia 29. No entanto, não serão todos os estudantes que poderão utilizar os ônibus.

De acordo com o comunicado, a prefeitura teve que estabelecer critérios para uso do transporte obedecendo às medidas de contenção de despesas adotadas pelo executivo municipal. Portanto, informou a prefeitura de São Miguel, só poderão utilizar os ônibus para ir à faculdade os estudantes que são credenciados no Cadastro do Bolsa Família e que tenham comparecido à Secretaria de Educação para atualização das informações.

No texto, a prefeitura reforçou que não é sua obrigação disponibilizar o transporte de forma gratuita aos estudantes universitários e de cursos técnicos, mas que entende que muitos não podem pagar um veículo particular. "A Prefeitura Municipal reconhece a dificuldade de alguns estudantes em prover o seu próprio transporte em busca de qualificação profissional e, dentro de um critério justo de seleção, se empenha para continuar disponibilizando o serviço aos alunos que se enquadram nessa situação", informa o comunicado.

Segundo a Prefeitura de São Miguel, os ônibus vão realizar três viagens diárias ao município de Pau dos Ferros, pela manhã, à tarde e à noite, partindo da sede da Secretaria Municipal de Educação. A lista divulgada pela prefeitura informa que 55 estudantes estão aptos a usarem os transportes.

LEIA MAIS
Universitários sofrem com falta de transporte em São Miguel

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário