19 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:48
MOSSORÓ
Da redação
30/10/2018 05:05
Atualizado
14/12/2018 08:03

Mossoró terá decisão de Slam por vaga em competição nacional nesta quarta

Evento será nesta quarta-feira (31), a partir das 19h no auditório da Estação das Artes. Oito competidores concorrem a vaga para a etapa nacional
@Poetry

Na próxima quarta feira (31), será realizada a grande final do Slam Mossoró, um evento artístico de resistência, que vem deixando a sua marca no cenário cultural da cidade desde o final do ano passado.

Oito poetas disputarão a vaga para o Slam BR, representando o Rio Grande do Norte em competição nacional de poesia, com performances de textos autorais de livre conteúdo, em resistência a um contexto cada vez mais repressor da expressão artística popular.

O evento será realizado no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania, às 19 horas, e também trará ao público um debate sobre feminismos e direitos humanos, realizado por ativistas e pesquisadoras que também servirão de juradas na grande final.

Promovendo o trabalho de poetas locais e de alternativas culturais à cidade de Mossoró, o evento é um confronto direto à ascensão do discurso de ódio, exclusão e intolerância que se alastra por todo o país.

É em tempos como os nossos que atos como o Slam Mossoró se tornam ainda mais importantes, constituindo uma resistência à repressão cultural, e oferecendo uma via de ação direta no panorama artístico da sociedade brasileira. Ao longo do ano, o evento construiu parcerias com insituições de ensino, como UERN, UFRN, UFERSA, coletivos políticos e culturais, o Memorial da Resistência, entre tantas outras.

A etapa decisiva do Slam Mossoró busca mostrar à população o quão importante é resistir através da arte, e a força que devemos conjurar para levantar a cabeça frente à ameaça dos anos vindouros. Mais do que nunca, o Slam Mossoró é um evento de conscientização, união e amor.

No páreo estarão os poetas Stanley, Lucas Rafael, Lucas Feijão, Scape, Caboco, Wilker, Levi e Prisma; e o júri contará com as ativistas Laíssa Costa, Lenilda Sousa, Kyara de Almeida e Verônica Aragão.

O slam é um gênero de expressão poética cada vez mais forte entre as contraculturas e os movimentos de jovens ao redor do mundo. Surgido há cerca de 25 anos, esse formato preza pela congregação de poetas e interessados na arte da palavra, quer seja em competições ou em eventos que permitem a livre expressão poética, em resposta ao caráter fechado e exclusivo da academia literária. Atualmente, o gênero se espalha por todos os continentes do planeta, em eventos que, de uma forma ou de outra, se encontram interconectados. O Slam Mossoró representa a chegada do slam no Rio Grande do Norte, terreno fértil para a criatividade literária.

Na quarta-feira, conheceremos o campeão da cidade, que terá a responsabilidade de representar o RN em um contexto nacional. O mais importante ao longo do ano é que o evento constituiu em uma oportunidade para que muitos poetas pudessem divulgar a sua arte e aprimorar suas habilidades, formando um encontro regular entre os artistas e a população. O importante é que criemos um espaço para troca de ideias e inspiração, e que levantemos nossa oposição ao silenciamento de artistas e minorias, em Mossoró, no Brasil e no mundo.


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário