19 ABR 2024 | ATUALIZADO 07:32
MOSSORÓ
Da redação
30/10/2018 11:41
Atualizado
13/12/2018 13:46

Professora autografa livro de contos na Feira do Livro

“O Espelho de Eloísa…” é indicado para leitores a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, sendo bem recebido, desde seu lançamento por docentes de escolas públicas e privadas do RN

Dentro da programação da 14ª Feira do Livro de Mossoró, que começa nesta terça-feira (30) e segue até o próximo domingo (4), a professora Araceli Sobreira Benevides, do curso de Ciências da Religião do Campus de Natal, estará lançando o primeiro livro de contos “O Espelho de Eloísa e outras histórias de Mulheres Sábias”, da Editora de Publicação CJA Edições, que vem se destacando no Rio Grande do Norte por revelar novas escritoras.

Publicado em abril passado, foi um dos títulos mais vendidos na última Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (Fliq), que em sua 8ª edição, aconteceu de 31 de agosto a 4 de setembro, na Arena das Dunas. “O Espelho de Eloísa…” é indicado para leitores a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, sendo bem recebido, desde seu lançamento por docentes de escolas públicas e privadas do RN.

“Será uma honra participar de um evento de grande porte como é a Feira do Livro de Mossoró, cidade onde comecei minha carreira como professora universitária e onde fiz grandes amizades. Espero que o público se encante com ‘minhas mulheres’, que estão muito felizes por chegar a Mossoró”, comentou Araceli. A autora estará autografando “O Espelho de Eloísa” em dois momentos no Espaço do Autor da Feira do Livro de Mossoró: dia 2, das 15h às 16h30, e dia 3, das 10h30 às 12h.

Diz o resumo do livro:

“A obra reúne treze contos com histórias de mulheres que utilizam de seus saberes míticos, vidências, dons de cura e de reza, para lidar com a traição, o abandono, as doenças, o alcoolismo e os sentimentos de amor a partir de um feminismo poético. Cada protagonista possui um nome forte, forjado na lida religiosa, matriarcal, no cotidiano das cidades contemporâneas e atemporais. Joana, Eloísa, Amália, Zélia, Dora, entre outras mulheres sábias, apresentam-se ao leitor para seduzi-lo, encantá-lo, provocá-lo. Algumas cenas alimentam-se do imaginário nordestino e se realizam em paisagens como a Serra do Araripe, no Ceará, a Serra do Feiticeiro, no Rio Grande do Norte, praias, quintais e janelas que descrevem como as mulheres precisam lidar com a dor, a morte, a traição, o novo amor, tudo isso para criar um espelho de onde se vêm, muitas vezes, desfocadas. Araceli Sobreira dá vida a mulheres que tanto podem ter sido reais quanto frutos da imaginação. No entanto, a autora revisita a história do parto de sua avó materna, no conto “O parto”, recriando uma cena histórica acontecida na cidade do Crato (CE), para demarcar o papel das mulheres do início do século 20, que tinham os filhos sozinhas, quando muito, com a ajuda de parteiras ou pessoas que a comunidade indicava, como é o caso da índia que tenta cuidar da personagem. O Espelho de Eloísa é um livro indicado para leitores com nível escolar a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, sendo bem recebido, desde seu lançamento por docentes de escolas públicas e privadas do RN. A obra é uma publicação da CJA Edições, editora que vem se destacando no Rio Grande do Norte em revelar novas escritoras. Apesar de escrever desde os doze anos, Araceli Sobreira passou muito tempo dedicando-se ao ensino da Literatura, área em que atua, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mais recentemente, tem participado de concursos literários, com premiações e publicações de contos e poesias.”

Serviço:

O quê? Sessões de autógrafos do livro “O Espelho de Eloísa e outras histórias de Mulheres Sábias”. Autora: Araceli Sobreira Benevides. Editora de publicação: CJA Edições.

Onde? No Espaço do Autor da Feira do Livro de Mossoró, no Partage Shopping Mossoró.

Quando?: Dia 2/11, das 15h às 16h30, e dia 3/11, das 10h30 às 12h.

Com informações da assessoria da UERN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário