20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
POLÍCIA
Da redação
04/11/2018 10:40
Atualizado
14/12/2018 09:01

"Joãozinho desligou-se, sem querer, deste mundo que ele teimava em pertencer", escreve Jordana Gurgel

Joaozinho havia saído de casa logo cedo, como fazia geralmente, e foi encontrado morto por volta das 21 horas, deste sábado, 3, dentro do Canteiro de Obras no bairro Sumaré, em Mossoró; morreu por eletroplessão
Allan Phablo Queiroz
POR CÉZAR ALVES

João Victor Sousa de Aquino. 10 anos. Natural de Upanema/RN e atualmente Residente à Rua Firmino da Silva Marreco, na segunda etapa do bairro Sumaré, em Mossoró/RN, morreu neste sábado, dia 3, vítima de um choque (eletroplessão) dentro de um canteiro de obras murado perto da casa onde mora com pai, mãe e mais de 10 irmãos.
 
Praticamente todos os moradores do bairro o conheciam. Joãozinho era hiperativo (recebia benefício, inclusive). Passava o dia na rua, brincando num posto de lavagem de carro ou na construção de uma creche. Às vezes correndo atrás do caminhão do lixo ou da polícia.
 
Joãozinho era tido como trabalhoso, não só aos familiares, mas também aos vizinhos. Para contar esta história, a reportagem do MOSSORÓ HOJE percorreu o caminho de Joaozinho, passando pelo local que foi visto pela última vez, onde foi encontrado o corpo, Delegacia de Plantão, até a liberação do corpo no Instituto Técnico-científico de Perícia (ITEP) ao meio dia deste domingo, dia 4.
 
A reportagem do MOSSORÓ HOJE foi informada de que, certo dia, Joãozinho subiu num caminhão de sorvete escondido e o motorista só foi perceber sua presença quando chegava à cidade de Assu/RN. Teve que voltar para vir deixá-lo em Mossoró-RN.
 
Outra paixão de Joaozinho era as caminhadas politicas pelo bairro. Em sua inocência, tanto fazia ser o candidato ser A ou B. Empunhava a bandeira e saía pela rua com sorriso largo. O fotojornalista Allan Phablo Queiroz registrou este momento (Acima).
 
“Mais uma Foto de minha Série Pessoal "Alegrias da Infância", não tive a oportunidade de conhecer o tal "Joaozinho", durante a Campanha Política deste ano, vi aquele ser radiante e feliz por conduzir uma bandeira, era um sonho meu de criança que vi realizado naquele olhar, naquele sorriso, agora percebi que registrei nosso único encontro de sonhos, e agora quando vi a notícia de sua passagem, percebo o quanto é breve nossos sonhos, nossa alegria de viver, temos uma estrela no céu, que brilhará para sempre!”, escreveu o fotojornalista.
 
Neste sábado, dia 3, Joãozinho, como sempre fazia, saiu de casa cedo. Teria sido visto tomando café da manhã com dois homens (um conhecido por Tibau) na padaria que fica perto da casa dele. Isto era tido como normal. Todos gostavam dele e oferecia comida.
 
Os familiares ficaram sabendo que Joaozinho teria sido visto saindo numa moto com estes dois homens na direção da parte mais alta do Sumaré. Como não foi mais visto, familiares e amigos passaram a procurá-lo pelo bairro.
 
No final da tarde, espalharam fotos nas redes sociais pedindo ajuda dos internautas para localizá-lo. Por volta das 21 horas, o vigia do canteiro de obras percebeu que havia uma máquina ligada e, como não tinha chaves de acesso ao local, comunicou ao encarregado do emprendimento.
 
O encarregado, que mora do outro lado da cidade (no bairro Santa Delmira), foi ao local desligar a máquina e percebeu a presença do corpo da criança. Acionou as autoridades e se colocou a disposição para contribuir com o esclarecimento dos fatos.
 
Teve uma onda de comentários nas redes sociais de como a criança foi parar dentro do Canteiro de Obras, que estava fechado desde o final do expediente de quinta-feira, 1.

Teria o garoto invadido o canteiro de obras, pulando muro ou passando por alguma brecha, para brincar nas máquinas? Teria sido o garoto assassinado ou vítima de um acidente?
 
Quem seria os dois homens que haviam levado Joaozinho numa moto? Ele teria morrido em função de uma pancada ou choque elétrico? O delegado Roberto Moura, do plantão da Policia Civil e o agente Civil Wilson Filho, foram pessoalmente ao local.
 
Os policiais junto com o Perito Eduardo Alexandre, do ITEP, avaliaram as condições dos equipamentos, do quadro elétrico e do espaço que o corpo estava. Num primeiro momento, chegaram a cogitar que Joaozinho teria ligado à máquina e, no giro, teria sofrido uma pancada.
 
Porém, esta hipótese foi descartada pelo médico legista Vidal e pela necroptonista Ilcivone Uchoa, que examinaram o corpo de Joaozinho na sede do ITEP, por toda a manhã deste doningo, 4. Afirmaram com 100% de precisão que a causa da morte foi um violento choque elétrico.
 
Resta agora a Policia Civil apurar como o garoto especial foi parar dentro de um canteiro de obras fechado, murado e vigiado, ligado a máquina, sofrido o acidente e morrido, concluindo os trabalhos atribuindo responsabilidades a quem de fato as provas indicarem.
 
Antes da conclusão do inquérito, muitos arriscaram opinar nas redes sociais sobre a responsabilidade pela morte de Joaozinho.

A maioria aponta falta de cuidados dos familiares com o garoto. Para eles, Joaozinho não deveria ficar exposto nas ruas ou de casa em casa, sendo ele hiperativo. Pois poderia se acidentar nas rodovias, nos postes ou nas máquinas, como, de fato, tragicamente, terminou acontecendo.

Aos familiares, amigos e pessoas que se quer o conheciam, restou a saudade, aqui expressada por Jordana Gurgel (à Dir.).
 
Parte dos familiares (irmãos e amigos) em contato com o MOSSORO HOJE, disseram que não acreditam na hipótese do garoto Joaozinho ter invadido o canteiro de obra murado e vigiado. Para eles, de alguma forma alguém o levou. Cobram rigor nas investigações da Polícia Civil.
 
Os responsáveis pelo canteiro de obras, em Nota, lamentam o ocorrido. Informam que seguem precisamente todas as exigências de segurança no recinto e que se colocaram a disposição das autoridades para qualquer esclarecimento.
 

NOTA DE ESCLARECIMENTO E PESAR

É com profunda tristeza que fomos informados que o garoto Joãozinho entrou em um canteiro de obra da empresa, sem autorização ou conhecimento do nossos colaboradores, e terminou falecendo por choque elétrico (informação oficial do Itep). A obra é totalmente isolada e estava toda fechada (sem funcionários internamente) desde o feriado da sexta, de modo que o acesso só é possível de forma intencional e irregular. Na mesma hora do conhecimento do fato as autoridades competentes foram acionadas para adoção dos procedimentos legais, e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento.
 
Em virtude desse trágico acontecimento, por solidariedade à família e respeito ao luto, decidimos cancelar a apresentação de dança e do grupo samba chic que estavam programados para o CIDADE JARDIM & VOCÊ de hoje (04/11), realizado no outro lado do bairro, próximo a Petrobras. A praça de alimentação com os food trucks funcionará à partir das 17h no mesmo local. Voltaremos no próximo domingo com a programação completa, se Deus quiser. Que Deus o tenha em um bom lugar e conforte sua família do garoto Joaozinho.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário